> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Doze cidades decretaram emergência; mais de 17 mil estão desalojados e desabrigados

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BRASIL:Doze cidades decretaram emergência; mais de 17 mil estão desalojados e desabrigados

Mais de 470 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas que atingem Santa Catarina, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado na noite desta quinta-feira (8). De acordo com o órgão, 51 municípios foram afetados, sendo que 12 deles já decretaram situação de emergência.
Segundo o balanço, 17.807 pessoas foram desalojadas de suas casas – estão nas casas de amigos ou parentes. Outras 984 pessoas estão desabrigadas – sem ter para onde ir, tendo que ser colocadas em abrigos do governo – e 509 pessoas foram deslocadas – tiveram de deixar as casas em que estavam, mas têm outros locais para ficar.
Blumenau é a cidade o maior número de pessoas atingidas pelas enchentes – 15.000 pessoas estão desalojadas, de um total de 280 mil (93% da população) afetadas de alguma forma. A Defesa Civil da cidade já disponibiliza três escolas estaduais como abrigos para os moradores; além disso, todas as aulas foram suspensas nas escolas estaduais do município nesta quinta.
Nenhuma pessoa morreu em decorrência das enchentes no Estado, mas 36 pessoas ficaram feridas – nenhuma com gravidade.
As chuvas prejudicaram também as indústrias têxteis do Estado. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, das 4.000 empresas na região do Vale do Itajaí, 3.000 dispensaram os funcionários, cerca de 60 mil.
Decretaram emergência os municípios de Angelina, Brusque, Caçador, Ituporanga, Jose Boiteux, Leoberto Leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum. O prefeito de Rio do Sul decretou estado de calamidade pública por causa de enchentes e deslizamentos.
Em vistia a Blumenau, o governador prometeu mobilizar a estrutura do Estado para ajudar as vítimas.
- Viemos levantar as informações e ver como está a cidade. A situação realmente é negativa e o Estado vai dispor toda a sua estrutura para ajudar tanto Blumenau como as outras cidades.
As estradas do Estado também sofrem com as chuvas. Ao menos seis rodovias federais e 17 estaduais foram afetadas.
Para esta sexta-feira, a previsão da Defesa Civil é que as chuvas continuem ao menos até o início da tarde. Há a possibilidade de novos alagamentos e deslizamentos em áreas de barrancos.Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário