> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL>Cacareco é o maior

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BRASIL>Cacareco é o maior

Mesmo devolvido, dois dias antes da eleição, ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que o havia cedido como empréstimo ao recém-inaugurado Jardim Zoológico de São Paulo, o rinoceronte Cacareco acabou recebendo mais de 100 mil votos para vereador da capital paulista, no pleito de outubro de 1958. Um assombro: o PRB, partido que elegeu a maior bancada, com dez vereadores, teve apenas 95 mil votos.
Naquela época, a eleição era com cédulas de papel e os eleitores escreviam o nome de seu candidato de preferência e colocavam o voto numa urna.
Foi, até então, a maior manifestação de voto de protesto ocorrida no país – o recorde só foi quebrado 30 anos depois, em 1988, quando o Macaco Tião, também morador do Zôo carioca e cuja candidatura fora lançada pelos humoristas da revista Casseta e Planeta (aqueles mesmos do programa de tevê), recebeu 400 mil votos para prefeito do Rio de Janeiro, ficando em terceiro lugar.
Cacareco não chegou a tomar posse. Seus votos foram cassados pelo TRE, que os considerou nulos. Mas ganhou fama nacional e, no carnaval do ano seguinte, todo o Brasil reconheceu que ele era mesmo o maior na saborosa marchinha Cacareco é o maior, de Risadinha e José Roy.De http://www.bahiatodahora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário