> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL>BB e Caixa anunciam corte de juros

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BRASIL>BB e Caixa anunciam corte de juros

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) reduziram ontem a taxas de juros cobradas de pessoa física e pessoa jurídica. Os bancos estatais informam que os cortes no custo do empréstimo acompanham a queda da taxa básica de juros, a Selic, que passou de 12,5% para 12% ao ano no final de agosto.
Os juros cobrados pela Caixa tiveram redução nas taxas mínimas para cada modalidade de crédito. No caso dos consumidores, o recuo foi de 0,73 ponto porcentual ao ano para algumas modalidades. O corte nos juros para empresas foi de 0,87 ponto porcentual ao ano até 1,53 ponto porcentual.
De acordo com um nota divulgada pela Caixa, a queda nos juros deve refletir na manutenção dos níveis de produção, renda e emprego, pois deve fomentar o crédito para as pequenas empresas e movimentar o consumo.
O Banco do Brasil reduziu, em média, 0,50 ponto porcentual ao ano tanto para pessoa física quanto para a jurídica. A nova tabela já está em vigor desde o dia 9 deste mês, segundo a instituição.
Em nota, o BB afirmou que vai manter a política de “revisões de juros” sempre que houver ajustes realizados pelo Comitê de Política Monetária, que define a Selic.
O diretor de economia da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Roberto Vertamatti, avalia que o corte de juros anunciado pela Caixa seja um posicionamento do governo federal. “O Planalto pretende pressionar os bancos privados a reduzirem as taxas de juros e fomentar o crédito, pois juntos os bancos estatais têm cerca de 35% das operações de crédito no País, principalmente envolvendo pessoa física.”
Na visão do professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, a redução do custo do empréstimo também vem num momento em que é preciso evitar uma retração de crédito para que os efeitos da crise econômica internacional não afetem o mercado nacional.
No início deste mês, o Bradesco também anunciou corte de juros tanto para pessoas físicas quanto para empresas por causa da baixa na Selic.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário