> TABOCAS NOTICIAS : 22 DE SETEMBRO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 DE SETEMBRO

DIA DA JUVENTUDE - 22 DE SETEMBRO  

O Brasil possui uma bela história de luta de seus jovens. A década de 60, permeada do autoritarismo de plena ditadura miliar, foi ferreamente combatida por jovens idealistas. Manifestações, passeatas, protestos de todos os tipos invadiram o país. O musical Hair, a expressão máxima do ideal "paz e amor", chocaria os mais velhos ao mostrar atores nus. Ainda se teria muito que aprender com os jovens. A coragem e determinação sempre foram características da juventude: ela pode muito bem ser a solução para o Brasil.
No Brasil, o contingente jovem, de idade entre 15 e 24 anos, corresponde a 20,13% da população, porcentagem que na região sudeste chega a 39,6% (IBGE 2002). Neste capítulo, busca-se analisar quem são os jovens participantes do cenário religioso carismático e quais suas principais características, necessidades e perspectivas no mundo atual.
De início, pode-se afirmar que a maioria dos jovens participantes das igrejas e movimentos pentecostal e carismático advém das classes populares e enfrentam o problema do desemprego e da baixa escolaridade, além de possuírem um perfil de baixa ou nenhuma participação nos espaços da ação política. Nesse sentido, tomamos mão dos principais autores das ciências sociais que discutem o tema, além da atual e abrangente pesquisa Perfil da Juventude Brasileira, elaborada pelo Projeto Juventude da Fundação Perseu Abramo2, para discutir os principais elementos presentes na realidade juvenil.
Parte-se da apresentação de um breve panorama histórico, de uma análise da relação juventude e religião, das dificuldades enfrentadas no campo da educação, trabalho e da política, finalizando com uma análise da perspectiva de futuro do jovem no Brasil
Juventude e história
As primeiras experiências de organização dos jovens no Brasil ocorreram sob a égide do movimento abolicionista no século XIX. Os jovens abolicionistas abriram as portas para a ação juvenil, tendo uma atuação radical em defesa dos escravos e organizando inclusive fugas em massa (CACCIA-BAVA, 2004). Nos anos 1920 três grandes movimentos de expressão da consciência política dos jovens foram inaugurados: o Movimento da Semana de Arte Moderna, o Movimento Tenentista e o Movimento político-partidário que deu origem ao PCB. Segundo Caccia-Bava (2004, p. 64) “Os grupos de jovens se formaram em torno desses movimentos e foram protagonistas de novas idéias, novas concepções de nação e de Estado”.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-da-juventude-22-de-setembro.html#ixzz1YdJtaF7L  

DIA DA DEFESA DA FAUNA - 22 DE SETEMBRO

O comércio internacional da vida selvagem tem sido o único estímulo para a caça predatória de diversos animais que se encontram em risco de extinção em vários países do mundo. O Brasil firmou, em 3 de março de 1973, a convenção sobre o "Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES", mas ela só foi regulamentada no ano 2000,  pelo Decreto 3.607.
A lei brasileira que trata sobre a crueldade contra os animais data de 1924, e regulamentava as Casas de Diversões Públicas, proibindo as corridas de touros, garraios (bezerros) e novilhos, brigas de galos e canários, dentre outras diversões que causassem sofrimento aos animais.
De acôrdo com essa lei, os atentados aos animais domésticos e exóticos eram classificados como contravenção, enquanto os atentados aos animais da fauna brasileira, eram considerados crimes. A Lei 9.605, de 1998, veio corrigir-la, classificando como crime qualquer atentado aos animais, independentemente de sua natureza. As sanções penais e administrativas para as infrações contra a fauna, seja ela, silvestre, nativa, exótica ou doméstica, foram regulamentadas pelo Decreto 3.179, de 1999.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-da-defesa-da-fauna-22-de-setembro.html#ixzz1YdKQFRkK

Nenhum comentário:

Postar um comentário