> TABOCAS NOTICIAS : 08 DE SETEMBRO

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

08 DE SETEMBRO

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO - 08 DE SETEMBRO

Apesar de os índices de analfabetismo regionais terem caído nas últimas décadas do século XX, nos países em desenvolvimento chega a 900 milhões o total de analfabetos, o que representa 25 por cento dos jovens e adultos do planeta.
Foi realizada em 1990,  a Conferência da Unesco sobre Educação para Todos, em Jomtien, na Tailândia, que se comprometia a diminuir pela metade o número de analfabetos no mundo até o ano 2000. Hoje nos encontramos no terceiro milênio e os países em desenvolvimento continuam a apresentar um número expressivo de pessoas analfabetas: mais da metade das populações jovens e adultas.
Mas o que aconteceu para que aquela promessa de erradicação do analfabetismo mundial não se concretizasse? As causas são muitas.
Alguns países da África do sub-Saara (como Moçambique, Nigéria, África do Sul e Uganda) e Sul da Ásia (Srilanka, Paquistão, Índia, Bangladesh e Nepal) por exemplo, apresentaram alto crescimento das taxas demográficas, além de guerras e conflitos, que obrigaram a um aperto orçamentário, levando a uma queda do gasto per-capita com educação.
E embora os governos dos países em desenvolvimento invistam a maioria dos recursos da educação no ciclo básico (escola primária), os resultados não têm se mostrado satisfatórios. Nos países pobres, a situação consegue ser pior.
De qualquer forma, só a limitação orçamentária não pode ser aceita como a única explicação para o problema do analfabetismo nos países pobres e em desenvolvimento. Precisamos encarar o fato de que o trabalho de alfabetização ainda se mantém no fundo da escala de orçamentos tanto de agências nacionais quanto de doadores multilaterais.
A questão é complexa e ainda requer muito estudo, planejamento e, sobretudo, muita cooperação entre os povos para a resolução do problema.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-mundial-da-alfabetizacao-08-de.html#ixzz1XK5c43ut 

ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO - 08 DE SETEMBRO

História de São Luis

Foram os franceses que fundaram São Luís, em 1612, e o nome escolhido é uma homenagem ao Rei de França Luís XIII. Os portugueses a recuperaram três anos depois - 1615 - para, em 1641, ser tomada pelos holandeses, que dominaram a cidade por um período de três anos.
Seu desenvolvimento se deu pela cultura do algodão, já no século XVIII. Cultura, no entanto, que se tornou economicamente dependente da mão-de-obra escrava.De qualquer forma, foi a lavoura canavieira que manteve esse crescimento no século XIX.
Depois, com a abolição da escravatura, a economia recebeu um golpe, entrando numa fase de decadência, que só veio a ser superada na década de 30.
A construção da Ferrovia e do Porto de Ponta da Madeira, na baía de São Marcos, na década de 80, impulsionou a cidade, que passou a exportar o minério de ferro da Serra dos Carajás, no Pará.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/aniversario-de-sao-luis-do-maranhao-08.html#ixzz1XK60UAJR  

VITÓRIA-ES - ANIVERSÁRIO - 08 DE SETEMBRO


Características de Vitória

Município formado por 34 ilhas, sendo a principal e a maior a ilha de Vitória, na baía de Vitória, com área de 28,04 km2, e uma área continental, é o centro comercial mais importante do Estado, exportando açúcar, café, madeira, arroz e mandioca e grande parte da carga de minérios dos Estados de Minas Gerais e do Pará.
A Ilha de Vitória é uma Cidade Porto situada na Baía do Espírito Santo, ligada à terra firme através de uma ponte. É um prolongamento do relevo continental circundada por numerosos terrenos de mangues e restingas.
Conhecida por sua beleza, guarda sua história nas construções coloniais, nos antigos fortes e igrejas e várias tradições seculares além de oferecer lindas praias, urna vida noturna intensa e infra-estrutura hoteleira e restaurantes de padrão excelente.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/vitoria-es-aniversario-08-de-setembro.html#ixzz1XK6PjRx4

Nenhum comentário:

Postar um comentário