> TABOCAS NOTICIAS : 03 - DE SETEMBRO

sábado, 3 de setembro de 2011

03 - DE SETEMBRO

DIA DO BIÓLOGO - 03 DE SETEMBRO

Imagem de:biocurioso.blogspot.com
História da Biologia
Anatomia, biofísica, biologia geral, bioquímica, botânica, ecologia, fisiologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia são as principais áreas de estudo da biologia - considerada campo específico da ciência a partir de 1802.
Do grego biós (vida) e logos (conhecimento), a biologia teve como expoente o monge católico italiano Lazzaro Spallanzani que fez parte do movimento científico chamado "criacionismo", surgido no século 18. Trata-se de uma teoria sobre a origem do universo baseada numa causa divina. Assim como a vida humana, o universo seria fruto da vontade de Deus.
Na linha das teorias fixistas, o criacionismo é rejeitado pela ciência que se fundamenta nas teorias evolucionistas.
A primeira teoria sobre a evolução das espécies foi elaborada pelo francês Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, o cavaleiro de Lamarck, em 1809. Ele foi o primeiro a sistematizar a hipótese de que os seres vivos têm a capacidade de mudar e evoluir no decorrer do tempo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-do-biologo-03-de-setembro.html#ixzz1WqNlUic1  

DIA DO GUARDA CIVIL - 03 DE SETEMBRO


Em 22 de outubro de 1926, através da Lei n° 2.141, foi criada a Guarda Civil. Denominada como “auxiliar da Força Pública, mas sem caráter militar”, a Guarda Civil contava com um efetivo de mil homens uniformizados. O perfil desta guarda tentava seguir o modelo da polícia londrina por meio do policiamento preventivo da capital, fiscalização no trânsito, serviço de radiopatrulha para o controle da criminalidade, proteção de escolas, repartições públicas em geral e policiamento fazendário nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Piracicaba e São Carlos.
O corpo de policiamento especial feminino, órgão anexo à Guarda Civil, foi criado em 1955 pelo governador de São Paulo Jânio Quadros para proteger os idosos, menores e mulheres.
Em 1964, a corporação contava com 15.000 integrantes. Entretanto, com a tomada do poder pelos militares, a Guarda Civil começou a sofrer interferência política direta , que pretendia criar uma nova estrutura no setor de segurança pública em que a Guarda Civil seria absorvida pela Força Pública. Em 13 de dezembro de 1968, foram baixados o AI-5 (Ato Institucional nº5) e o Ato Complementar nº38, que fecharam o Congresso Nacional. No ano seguinte, quando foi publicada a nova Constituição do Estado de São Paulo, a Guarda Civil já não mais existia. A fusão entre a Guarda Civil e a Força Pública aconteceu meses depois pelo Decreto Lei n° 217/70 , surgindo então a Polícia Militar do Estado de São Paulo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-do-guarda-civil-03-de-setembro.html#ixzz1WqOcVGfM

Nenhum comentário:

Postar um comentário