> TABOCAS NOTICIAS : "TU VIU?"Planalto protegerá a nova classe média

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"TU VIU?"Planalto protegerá a nova classe média

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco, disse nesta segunda-feira, 29, que o governo federal deve lançar até o final deste ano um conjunto de medidas que impeça com que a chamada nova classe média retorne à situação de pobreza.
A preocupação do Palácio do Planalto, segundo o ministro, é de que o atual cenário de crise econômica global afete a renda desse estrato da população, cujo crescimento na pirâmide social foi um dos carros-chefe da campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado.
“A preocupação é preventiva, os números ainda não indicam alteração, mas como a situação econômica é muito delicada, nós estamos formulando políticas para enfrentar esse problema”, afirmou o ministro, após participar de assinatura de acordo, com o Instituto Unibanco, de cooperação técnica na área da educação.
“O objetivo é ter uma espécie de ‘trava’ para impedir que esses brasileiros voltem à situação de pobreza anterior”, disse o ministro-chefe.
O ministro informou que as novas medidas estão sendo formuladas em conjunto com os Ministérios da Fazenda, Trabalho e Previdência Social. Ele frisou que a iniciativa tem ainda como meta garantir a manutenção da mobilidade social no atual cenário econômico.
O ministro informou que uma das medidas que deve fazer parte desse esforço é a criação de uma espécie de “bolsa do trabalhador”, que deve beneficiar aqueles que têm carteira profissional assinada e cuja renda mensal é baixa.
A expectativa é de que haja uma ampliação dos benefícios já existentes, como qualificação profissional, salário família e abono salarial do PIS/PASEP. “Nós temos de começar a criar mecanismos para apoiar aquele que trabalha, estimulando a sua qualificação”, defendeu. “E há a vantagem complementar de melhorar também a produtividade, por meio do investimento na qualificação do trabalhador”, ressaltou.
A chamada “nova classe média”, que atingiu o patamar social nos últimos dez anos, está no foco eleitoral tanto do PT como do PSDB, que reconhecem que o apoio desse estrato social será decisivo para a disputa à sucessão presidencial em 2014.
Esse grupo representa um universo de vinte e nove milhões de pessoas, que fez da classe média o maior grupo social do País, com um total de 94 milhões de pessoas, ou seja, 51% da população brasileira.
O debate em torno da relevância dessa classe social ganhou força em artigo escrito, no início deste ano, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que reforçou a condição desse grupo como objeto de desejo do mundo político.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário