> TABOCAS NOTICIAS : POLITICA>Relação do governo com Congresso é de 'harmonia absoluta'-Diz Temer

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

POLITICA>Relação do governo com Congresso é de 'harmonia absoluta'-Diz Temer

(Reuters) - O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira que não há uma crise na base aliada do governo e que a relação do Executivo com o Congresso é de uma 'harmonia absoluta'.
Temer classificou ainda como 'natural' o mal-estar provocado pela decisão de parte da base aliada na Câmara de condicionar as votações na Casa à liberação de emendas parlamentares.
'Acho que os deputados têm razão em pretender levar para as suas bases as emendas. O governo está começando a liberá-las, está se programando para liberá-las de modo que não há nenhuma perspectiva de acidente ou de preocupação na relação Executivo-Congresso Nacional. É de uma harmonia absoluta', disse Temer a jornalistas após evento em São Paulo.
Aliados disseram à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que, para retomar as votações, querem a divulgação imediata de um calendário de liberação de emendas e o destravamento de nomeações em escalões inferiores do governo, já acordadas com a presidente Dilma Rousseff.
Questionado sobre a eventual instalação de uma CPI para apurar uma série de denúncias de irregularidades em diversos ministérios do governo, ele disse não esperar que a comissão seja instalada.
'Eu tenho a impressão de que todos que conversam conosco aparentemente não pretendem instituí-la, mas esta é uma decisão do Congresso Nacional. Nós, do Executivo, não temos que dar palpite sobre isso', afirmou Temer.
A oposição se movimenta para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as denúncias que atingem os ministérios da Agricultura, dos Transportes e das Cidades, entre outros. Para criá-la, a oposição precisa colher 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara.
(Reportagem de José de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário