> TABOCAS NOTICIAS : POLITICA>Governo escala Temer para tentar evitar implosão da base

terça-feira, 16 de agosto de 2011

POLITICA>Governo escala Temer para tentar evitar implosão da base

Com sinais claros de fissura de sua base de sustentação no Congresso, a presidente Dilma Rousseff pediu ao vice-presidente Michel Temer que passe a trabalhar na articulação política ao lado da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
A decisão foi tomada depois do encontro com o ex-presidente Lula, na quinta-feira, em São Paulo, e sob apelos de diversos integrantes do Executivo para que faça gestos para melhorar o ambiente político da coalizão. Dilma e Lula se reuniram na base aérea, pouco depois da chegada da presidente à cidade para um evento.

Na conversa, Lula aconselhou sua sucessora a se aproximar do PMDB, incluindo Temer na articulação política, para melhorar as relações com o principal partido aliado e "dividir as responsabilidades" das medidas do governo.
Esse alerta vem sendo dado à presidente por diversos interlocutores desde o início de seu mandato.

Oito meses se passaram sem que ela trouxesse Temer para o centro das decisões do Planalto. Diante das ameaças de rompimento de algumas partidos, entre eles o PR, decidiu atender aos conselhos de aproveitar a experiência política do vice --ele controla seu partido e já foi, por três vezes, presidente da Câmara, ambiente mais "rebelde".
PMDB e outras legendas menores acumulam insatisfações. Reclamam, nos bastidores, que a "faxina" ética de Dilma ambiciona enfraquecer seus aliados. Essa percepção acendeu uma luz vermelha no palácio há alguns dias, mas só houve reação real após o alerta de Lula.

O gesto era esperado pelo PMDB, em especial por Temer, desde o início do governo. O vice foi muitas vezes excluído de decisões políticas importantes. Desde o início das sucessivas crises no governo, com a queda do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil), a dependência do Planalto em relação PMDB cresceu visivelmente.
A Folha apurou que, na sexta-feira, Dilma conversou com Ideli e Temer. Pediu que os dois trabalhem em conjunto.

Segundo assessores da presidente, ele pode ajudar na relação com seu partido. A atuação efetiva do vice ocorre no momento mais difícil da presidente no Congresso. Nas palavras de um ministro, há no ar o prenúncio de uma tempestade.
A crise econômica internacional reforçou o temor de implosão da base em ocasião tão crucial. A presidente da República corre atrás do prejuízo, após oito meses de turbulência.

Na reunião de coordenação de ontem, Dilma comunicou aos ministros e aliados que Temer passaria a ajudar na articulação. Na noite de ontem, ele e líderes do PMDB se reuniram com a presidente na tentativa de acertar os ponteiros da aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário