> TABOCAS NOTICIAS : Petrobrás quer treinar 230 mil trabalhadores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Petrobrás quer treinar 230 mil trabalhadores

Na tentativa de qualificar profissionais para o setor de óleo e gás, a Petrobrás planeja formar cerca de 230 mil trabalhadores de todos os níveis para cargos na cadeia produtiva da indústria do petróleo até 2013.
Estão sendo treinados desde estudantes para atividades técnicas, como soldadores, a engenheiros de diferentes especializações.
A precariedade da mão de obra é um dos principais desafios a serem superados para que a indústria do petróleo local, em processo de desenvolvimento acelerado pela descoberta e pelo início da produção do pré-sal, torne-se competitiva em relação à concorrência externa.
Os problemas do setor serão discutidos amanhã no seminário “Os Novos Desafios do Pré-Sal”, promovido pelo Grupo Estado das 9h às 12h40 no auditório na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, no Bairro do Limão, em São Paulo.
Participarão do evento o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para exploração e produção, Magda Chambriard. Eles estarão no painel final, “Os Caminhos a Seguir”, e depois responderão a perguntas da plateia e de internautas.
Os problemas mais graves da indústria – como a carência de mão-de-obra, a dificuldade do cumprimento da exigência de conteúdo nacional e os gargalos logísticos, por exemplo – serão debatidos no painel de abertura, “Os Principais Gargalos”.
Com mediação do jornalista João Caminoto, editor-chefe da Agência Estado, discutirão o tema o diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, Norman Gall, autor de cinco artigos dominicais publicados no Estado entre janeiro e junho deste ano, sobre os desafios tecnológicos, logísticos, industriais e de financiamento do pré-sal.
Também participam o economista Gustavo Gattas, do BTG Pactual; o diretor-superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloy Fernández y Fernández; e Carlos Monge, diretor para a América Latina do Revenue Watch Institute, organização não governamental sediada em Nova York e dedicada ao monitoramento da aplicação dos recursos do petróleo e minerais em benefício das populações. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário