> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO>Rebeldes entram na casa de Gaddafi; não há sinal do ditador

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MUNDO>Rebeldes entram na casa de Gaddafi; não há sinal do ditador

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Os rebeldes oposicionistas da Líbia entraram na casa de Muammar Gaddafi, depois de avançaram sobre um dos portões do complexo militar de Bab al-Aziziya, um conjunto de edifícios fortificados que é considerado o quartel-general do ditador.
O porta-voz militar dos rebeldes em Benghazi, a capital rebelde no leste do país, confirmou à agência de notícias france Presse que os oposicionistas controlam todo o complexo, considerado um dos últimos bastiões do regime.
O coronel Ahmed Omar Bani disse ainda que os rebeldes não encontraram nenhum sinal de Gaddafi ou de seus filhos.

"Bab al Aziziya está completamente sob nosso controle, o coronel Gaddafi e seus filhos não estavam no lugar", disse. "Ninguém sabe onde estão", completou.
O paradeiro de Gaddafi é desconhecido dos rebeldes e da comunidade internacional. Apesar de rumores de que teria viajado à vizinha Tunísia ou até mesmo à Venezuela, o Pentágono diz acreditar que ele ainda está na Líbia.
A conquista do complexo é vista por muitos como o golpe final contra o regime, mas a prisão de Gaddafi seria um fim simbólico ao regime de 42 anos.

FIM DA RESISTÊNCIA

Centenas de rebeldes líbios conseguiram vencer a resistência desde o fim de semana e entraram no complexo militar de Bab Al-Aziziyah, em Trípoli, nesta terça-feira, informou a emissora de TV Al Jazeera (Catar).
combate mais violento começou nas primeiras horas desta terça-feira. Forças pró-Gaddafi tentaram defender o complexo, mas a resistência acabou.
Segundo relatos da correspondente da rede de TV americana CNN, alguns choravam de alegria por terem vencido a resistência, e rebeldes mostravam documentos com estampas oficiais do governo para mostrar que estavam dentro do gabinete de Gaddafi. "Eles conseguiram pegar algumas das armas que estavam com as forças de Gaddafi", disse.

Os rebeldes ainda se organizavam para fazer a segurança do local e se defender de um eventual contra-ataque.
As forças rebeldes avançam também no leste do país, fora da capital. Segundo a Al Jazeera, os rebeldes controlaram o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf e agora avançam rumo a Bin Jawad.
O correspondente do canal de TV na Líbia disse ainda que as tropas de Gaddafi estão recuando da cidade natal do ditador, Sirte, no que seria uma conquista muito simbólica para os oposicionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário