> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Fígado é resgatado de avião em chamas e transplantado em paciente

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MUNDO:Fígado é resgatado de avião em chamas e transplantado em paciente

Um relatório divulgado nesta quinta-feira (11), no Reino Unido, revela como um fígado foi resgatado dos destroços de um avião em chamas. O órgão estava sendo levado para um hospital onde seria transplantado em um paciente.
Na tarde do dia 19 de novembro do ano passado, um avião Cessna bateu em uma antena, quando se preparava para pousar no aeroporto de Birmingham, na Inglaterra.  
A aeronave caiu na grama, perto da pista, e começou a pegar fogo. O piloto, de 58 anos, ficou preso no assento do avião.
A neblina, no dia, era tão intensa que as equipes de resgate tiveram dificuldade até em localizar o local do acidente.
O primeiro veículo de resgate chegou ao local três minutos após a queda do avião e, rapidamente, conseguiu apagar o incêndio. O piloto foi resgatado e o fígado recuperado a tempo de ser levado a um hospital local, onde foi transplantado com sucesso em um paciente. 
O caso era tão grave que o paciente sobreviveria por apenas mais alguns dias caso não fosse transplantado com um novo fígado. 
Segundo o cirurgião Simon Bramhall, foi impressionante descobrir que o fígado chegou em perfeitas condições mesmo depois de um acidente.
O Cessna havia saído de Belfast, na Irlanda do Norte, onde foi coletar o órgão, com duas pessoas a bordo. De acordo com testemunhas, as condições climáticas no momento do pouso, em Birmingham, eram péssimas por causa da neblina. 
Após a queda, o copiloto conseguiu sair rapidamente da aeronave. O piloto, no entanto, ficou com o pé direito preso no cockpit. Ele conseguiu usar um extintor de incêndio para apagar o fogo que começou na cabine e usou uma máscara de oxigênio para continuar respirando. Com informações do “Daily Mail”

Nenhum comentário:

Postar um comentário