> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO ANIMAL> "Até Eles:Casais de aves do mesmo sexo podem ter relação estável

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MUNDO ANIMAL> "Até Eles:Casais de aves do mesmo sexo podem ter relação estável

Casal de mandarins machos
Victoria Gill //Repórter de Ciência da BBC News
Uma nova pesquisa aponta que pares de aves do mesmo sexo têm relacionamentos tão estáveis e duradouros como os casais de pássaros do sexo oposto.
Os cientistas da Universidade da Califórnia Berkeley e da Universidade Saint-Etienne, na França, analisaram o comportamento de mandarins (Taeniopygia guttata), aves canoras que cantam para seus parceiros, em um hábito apontado como algo que fortalece o relacionamento do casal.
Segundo os pesquisadores, pares formados por aves do mesmo sexo cantam e cuidam um dos outro da mesma forma que os casais formados por aves do sexo oposto.
A pesquisadora americana Julie Elie, que liderou o estudo, afirma que os resultados mostram que "relacionamentos entre animais podem ser mais complexos do que apenas um macho e uma fêmea que se encontram e se reproduzem".
Elie e os outros pesquisadores da equipe se interessaram pelo comportamento dos mandarins, pássaros que estabelecem relacionamentos que duram a vida toda e são muito sociais.
Os machos cantam para os parceiros, e os pássaros alisam as penas uns dos outros, além de dividir um ninho. "Eu me interesso em como eles estabelecem os relacionamentos e como usam a comunicação acústica em suas interações sociais", disse Elie à BBC.Leia mais em http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2011/08/15/casais-de-aves-do-mesmo-sexo-podem-ter-relacao-estavel-aponta-estudo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário