> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Emasa festeja 22 anos de atividades dia 28 de agosto

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ITABUNA-BA:Emasa festeja 22 anos de atividades dia 28 de agosto

Neste domingo, 28, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento - Emasa - festeja 22 anos de atividades. A data será marcada por uma confraternização dos funcionários na sede da Usemi, a partir das 9h30min e torneio de futebol realizado no sábado, 27, no campo da Adelba.
Maior empresa no setor de água e esgoto do interior baiano e a mais importante de Itabuna, a Emasa gera hoje emprego e renda para cerca de 400 funcionários, além de faturar e aplicar no município em torno de dois milhões de reais por mês. Desde 1989, quando foi criada pelo então prefeito Fernando Gomes Oliveira, a Emasa vem se destacando como suporte indispensável ao desenvolvimento da cidade, afinal seu produto principal – a água – é essencial à sobrevivência humana e à manutenção das empresas, indústrias e demais setores da atividade produtiva do município.
O relatório de atividades da Emasa de 2010 mostra que no ano passado a empresa forneceu abastecimento de água a mais de 200 mil habitantes (98% da população total) e esgotamento sanitário para aproximadamente 182 mil pessoas (88% do total de habitantes). Além de atender também uma população flutuante diária estimada em quase 15% do total, cerca de 30 mil pessoas.
Presidindo a Emasa pela terceira vez desde 30 de junho último, o engenheiro Geraldo Briglia direciona o crescimento da empresa para a reestruturação da rede de distribuição de água, ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto e reativação das estações elevatórias que ele encontrou fechadas. O presidente já iniciou  a implantação do plano de cargos e salários, que trará junto um avançado programa de qualificação profissional, e vislumbra soluções para salvar o Rio Cachoeira, em médio e longo prazos.
A interação da empresa com a comunidade é a principal meta do Projeto Educa Emasa, criado pela equipe técnica para promover uma conscientização socioambiental nos alunos, professores e educadores das redes pública e privada de ensino. O trabalho visa ainda contribuir para o uso racional da água nas mais diversas localidades, sensibilizando, informando, envolvendo as pessoas, além resgatar a credibilidade, o respeito e a confiança dos usuários da Emasa.
Outra meta da Emasa é implantar o Projeto Sustenta Cidade, elaborado pela educadora social Heloisa Pinheiro, que propõe a formação da Rede Itabuna, integrando ações de educação ambiental e social tendo como eixo a água.       As ações devem envolver todos os segmentos da comunidade, desde órgãos públicos a escolas, instituições sociais a organizações do terceiros setor.Assessoria de Comunicação/Emasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário