> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Conferência Municipal debate a consolidação do SUAS

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ITABUNA-BA:Conferência Municipal debate a consolidação do SUAS

Tida como instância máxima de deliberação e também de controle social, e que tem o objetivo de verificar como está o desenvolvimento dessa política no âmbito local, estadual e nacional a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Itabuna foi iniciada na última terça-feira, dia 2, reunindo delegados de diversos conselhos, clubes de serviços, instituições religiosas, sindicatos, instituições de ensino, entidades governamentais e de assistência social, além de gestores da assistência social.
        A solenidade de abertura daConferência Municipal de Assistência Social contou com a presença do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo; da secretária de Assistência Social, Marina Santos Silva; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rolemberg Nobre da Costa; e da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Celeste Aida Seara.
        Após a composição da mesa, a orquestra, conduzida pelo maestro Antônio Bispo, executou o Hino Nacional. Em seguida, o prefeito saudou a todos os presentes e destacou a importância da conferência para solucionar os problemas de ordem social.
“Se nós procurarmos abraçar essa causa, despidos de interesses políticos partidários e imbuídos pelo social, tenho a certeza de que poderemos transformar diversas realidades a partir da implementação de políticas públicas construídas com o compromisso e participação de todos”, frisou Azevedo.
        Na sequência, o presidente do CMAS, Rolemberg Costa declarou instalada a Conferência, destacando os debates implementados na última conferência, em 2009, a importância do Conselho, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da participação da sociedade no desenvolvimento da Assistência Social
        A secretária Marina Silva enfatizou os objetivos da conferência desejando a todos um frutuoso trabalho. Após a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência, a mestre em Políticas Sociais e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Juscileide Nascimento proferiu a conferência magna com o tema central do evento “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.
        A conferência teve seguimento na quarta-feira, dia 3, com palestras, rodadas de debates e trabalhos em grupos para a construção das propostas em quatro eixos temáticos: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAs; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social; e A Centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges / Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário