> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: 5ª. Conferencia Municipal da Saúde - 12 de Agosto

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ITABUNA-BA: 5ª. Conferencia Municipal da Saúde - 12 de Agosto

Os problemas mais cruciais da saúde pública em Itabuna e a busca de soluções e sugestões que contribuam para a melhoria da qualidade do serviço prestado em Itabuna. Estes são alguns dos principais objetivos da 5ª. Conferencia Municipal da Saúde, que está sendo realizada até amanhã, em Itabuna.
O evento que este ano tem como tema central “Todos usam o SUS - SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, foi aberto na noite de quarta-feira (1), no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna. Logo após a execução do Hino nacional, o prefeito Capitão Azevedo, saudou a iniciativa e pediu que os participantes da conferência promovessem uma discussão ampla sobre a saúde sem o descaminho que leva ao enfoque político partidário. “um caminho extremamente danoso quando se trata de debate tão importante”.
Ele  também ressaltou que a conferencia porque “é um momento onde as pessoas podem participar das discussões dos problemas existentes na saúde pública, objetivando a busca de solução e da melhoria da qualidade de um serviço essencial e indispensável à toda coletividade”.
Ainda no primeiro dia de programação, foi feita a primeira palestra pelo farmacêutico Esdras Daniel dos Santos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, que falou sobre a importância do SUS na vida dos brasileiros. 
Também participaram da solenidade de abertura, o vice prefeito Antonio Vieira, os secretários municipais de Assistência Social, Marina Silva e de Saúde, Geraldo Magela, o do Estado, Jorge Solla, representando o governador Jacques Wagner, além de representantes de diversas entidades ligadas à saúde.A Secretaria Municipal de Saúde foi uma das responsáveis pela organização do evento ao lado do Conselho Municipal de Saúde
O diretor da Divisão de Alta e Media Complexidade, Tiago Domingos, destacou a importância da conferencia para Itabuna e região, lembrando que o município é um pólo regional em saúde. “Tratar de assuntos como a saúde pública é um passo significativo para a busca da qualidade, pois é daqui que sairão propostas para que, se aprovadas nas conferencias estadual e nacional, tragam melhorias para o município e toda a região que busca e encontra o atendimento médico em Itabuna”.
A programação do segundo dia do evento foi aberta com a paletra “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”, feita pelo representante da Sesab, Washington Abreu. Durante o dia foram realizadas além de outras palestras, mesas redondas, discussões e trabalhos em grupo. Amanhã (12), haverá plenária final, e eleição dos delgados para a 8ª. Conferencia Estadual de Saúde. Texto Rosi Barreto - Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário