> TABOCAS NOTICIAS : "FEDERAIS">Servidores terão reajuste de até 31%

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"FEDERAIS">Servidores terão reajuste de até 31%

Na contramão das promessas feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de não autorizar novos gastos sobretudo de custeio, está em curso no governo uma negociação para conceder reajustes salariais a pelo menos 420.000 servidores. E os aumentos de salários alcançam 31%.
Os reajustes são para os funcionários do chamado “carreirão”, que congrega trabalhadores que atendem ao público nos vários órgãos federais. A proposta é elevar o salário para profissionais de nível superior em fim de carreira a R$ 7 mil. No entanto, há negociações também com a elite do funcionalismo público, como Receita Federal e Polícia Federal.
“Tenho uma margem (de negociação) muito estreita”, disse o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, sem revelar de quanto dispõe para negociar com o funcionalismo. “Alguns pedidos, não conseguiremos atender.”
Todas as decisões quanto a aumentos de salário serão tomadas antes de 31 de agosto, prazo final para o envio ao Congresso da proposta do Orçamento de 2012.
Mas não será apenas o funcionalismo que vai pressionar os gastos em 2012. O maior impacto deverá vir do salário mínimo, que terá um aumento de 13% no ano que vem, segundo Mantega. Nas contas do economista Felipe Salto, da consultoria Tendências, serão pelo menos R$ 23 bilhões a mais.
O ministro defende o aumento do salário mínimo, argumentando que o piso salarial faz parte de um acordo fechado em 2007 com as centrais sindicais, pelo qual o valor é corrigido pela inflação do ano anterior e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás.
Dessa forma, o salário mínimo não teve nenhum ganho acima da inflação este ano, mas crescerá fortemente em 2012. “Temos uma folga”, disse Mantega.De http://blogs.estadao.com.br/jt-

Nenhum comentário:

Postar um comentário