> TABOCAS NOTICIAS : DO PIMENTA.BLOG:ILHÉUS-BA>SEGUNDO MP, PREFEITO DESVIOU DINHEIRO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DO PIMENTA.BLOG:ILHÉUS-BA>SEGUNDO MP, PREFEITO DESVIOU DINHEIRO

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, é alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público Estadual. De acordo com a denúncia, Newton, juntamente com o ex-secretário da Educação, Sebastião Maciel Costa, fizeram um conluio com os empresários Sérgio Teles de Oliveira, Jameson Oliveira de Souza e a GR Construções e Terraplenagem, a fim de fraudar um procedimento licitatório.
A armação apontada pelo MP ocorreu em 2009, quando o município abriu licitação para contratar uma empresa de transporte escolar. Depois que a GB da Silva Transportes impugnou o edital, o governo providenciou uma contratação emergencial e, surpreendentemente, a escolhida foi a GR Construções e Terraplenagem. Esta, como o próprio nome deixa patente, não tem nada a ver com transporte de qualquer tipo, mas serviu como veículo da trapaça.
A GR foi contratada para prestar o serviço por 30 dias e depois o contrato foi prorrogado por mais 30, alcançando um valor de R$ 336.248,00. Porém, de acordo com a promotora Karina Cherubini, a empresa, que tem como endereço a própria casa de seu sócio-administrador, Jamesson Souza, nunca recebeu esse dinheiro. Os valores eram pagos ao empresário Sérgio Teles, em nome de quem está a empresa ST de Oliveira. Foi esta companhia, que dizem pertencer na verdade a um vereador de Ilhéus, que venceu a licitação realizada após o contrato emergencial.
De acordo com a promotora, o contrato previa a prestação direta do serviço, sem participação de terceiros. Esse quesito foi, diz a representante do MP, “desatendido pelo conluio entre o ex-secretário e os dois empresários”. A acusação inclui o prefeito Newton Lima, que – assim como os outros envolvidos – responde por ato de improbidade administrativa e pode ser condenado à indisponibilidade de bens para ressarcir o dano causado aos cofres do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário