> TABOCAS NOTICIAS : CRISE força a volta de brasileiros

domingo, 7 de agosto de 2011

CRISE força a volta de brasileiros

A pior crise econômica dos últimos 70 anos poupou o Brasil. Mas, para milhares de brasileiros no exterior, a recessão os transformou em algumas das vítimas mais afetadas. Em quase todos os países atingidos, os imigrantes foram os primeiros a ser demitidos. Hoje, três anos depois da eclosão da crise, um número cada vez maior de brasileiros que vivia na Europa e no Japão tomam o caminho de volta para casa, em busca de uma melhor situação em sua própria terra.
O fenômeno tem chamado a atenção tanto de organizações internacionais quanto do Itamaraty, que já mobilizou suas embaixadas pelo mundo para fazer um censo de qual é o real volume desse fluxo migratório de retorno ao Brasil.
Ninguém sabe dizer exatamente quantos são os brasileiros que estão abandonando Portugal, Espanha, Bélgica, Japão ou Irlanda. Mas, em todas essas economias, autoridades e ONGs confirmam que a tendência é real e cada vez mais intensa.
Enquanto na Europa, desde 2007, são 4 milhões de novos desempregados, a economia brasileira gerou mais de 3 milhões de postos de trabalho nesse período. No total, 3 milhões de brasileiros vivem no exterior. Desses, 810 mil estão na Europa.Leia mais em http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/crise-forca-a-volta-de-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário