> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Ministério Público pede proteção a lideranças ameaçadas no PA

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BRASIL:Ministério Público pede proteção a lideranças ameaçadas no PA

Procuradores da República em Belém, Marabá e Altamira, no Pará, solicitaram investigação e proteção urgentes a lideranças ameaçadas por madeireiros, grileiros e pistoleiros em ofícios enviados à Polícia Federal e a autoridades de segurança pública do Pará.
Raimundo Belmiro, da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, em Altamira, e familiares do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, têm sofrido ameaças de morte. O casal foi assassinado no dia 24 de maio, em uma emboscada.
O procurador Cláudio Terre do Amaral pediu abertura de inquérito criminal para apurar ameaças a Raimundo Belmiro, que vem denunciando ameaças de madeireiros. Segundo Belmiro, eles estão invadindo a Reserva Extrativista do Riozinho do Anfrísio para derrubadas ilegais de árvores.
De acordo com o Ministério Público, teriam oferecido R$ 80 mil por sua morte.
O procurador recomenda que Raimundo Belmiro seja ouvido pela PF e que o Instituto Chico Mendes, responsável pela administração da reserva, envie informações e documentos sobre as invasões de madeireiros e a presença de pistoleiros na área.
Os procuradores Tiago Rabelo, de Marabá, Ubiratan Cazetta e Felício Pontes Júnior, de Belém, também pediram às secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos do Pará a inclusão em programas de proteção de testemunhas familiares do casal José Cláudio e Maria do Espírito Santo.
Eles foram ameaçados possivelmente pelos mesmos criminosos que assassinaram o casal, em um assentamento em Nova Ipixuna. De VALOR ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário