> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Gestante e bebê morrem após esperar obstetra por 18 horas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BRASIL:Gestante e bebê morrem após esperar obstetra por 18 horas

O Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) abriu investigação esta semana para apurar as circunstâncias da morte de uma gestante em trabalho de parto e de seu bebê no hospital municipal Casa de Saúde João Alfredo, em Barreiros (a 100 km do Recife). As mortes ocorreram no último sábado (20), após a jovem esperar por mais de 18 horas pela chegada de um médico obstetra para realizar o parto.
Marcela Maria da Silva, 21, deu entrada na unidade de saúde por volta do meio-dia da sexta-feira, dia 19. Grávida de nove meses e sentindo contrações desde o início da manhã daquele dia, a gestante foi examinada por um clínico geral e por uma auxiliar de enfermagem, que diagnosticaram que a jovem estava em trabalho de parto e necessitava de acompanhamento especializado.
Segundo informou ao UOL Notícias uma amiga da vítima, apesar da necessidade do atendimento emergencial, a paciente foi apenas acompanhada pelo médico clínico geral de plantão durante tarde, noite e madrugada. “A família dela foi informada de que não haveria obstetra de plantão, mas que o profissional foi acionado e viria do Recife para realizar o parto ainda na sexta-feira”, disse. O obstetra, porém, só chegou às 6h do dia seguinte, quando deu início à cirurgia.
Durante o parto, a família da jovem foi informada de que o bebê não havia resistido e já estava morto quando foi retirado da barriga da mãe. Durante o procedimento, Marcela teve uma hemorragia e foi encaminhada de ambulância para um hospital no município de Cabo de Santo Agostinho, onde faleceu minutos após a chegada.Matéria completa em http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/08/26/gestante-e-bebe-morrem-apos-esperar-chegada-de-obstetra-por-mais-de-18-horas-em-pernambuco-cremepe-investiga-o-caso.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário