> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Dilma diz que verdadeira faxina é contra a miséria

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BRASIL:Dilma diz que verdadeira faxina é contra a miséria

Um dia depois da queda de mais um ministro por causa de denúncias de envolvimento em escândalos, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quinta-feira,18, que a verdadeira faxina que o país precisa fazer é contra a miséria. O encontro com os quatro governadores da região Sudeste, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Palo, para firmar parcerias para o desenvolvimento do programa Brasil Sem Miséria, teve clima de distensão política e contou a com a presença do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Para Dilma, a união dos governos federal e estaduais permitirá o sucesso do programa.

"É o Brasil inteiro fazendo de fato, como diz a imprensa, a verdadeira faxina que esse país tem que fazer, a faxina contra a miséria."

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, entrou na quarta-feira a sua carta de demissão à presidente. Dilma disse que o Brasil vive hoje um grande pacto republicano e elogiou a presença no evento de Fernando Henrique, de quem vem se aproximando desde que tomou posse em janeiro.

"O grande pacto republicano e pluripartidário hoje é capaz de transformar a realidade social que vivemos. Por isso, agradeço ao presidente Fernando Henrique pelo seu gesto", afirmou.

A presidente destacou a participação dos governadores do Rio, Sergio Cabral (PMDB), de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).

"Quando olho para essa sala e vejo os governadores dos três estados mais ricos do país e do Espírito Santo e, quando sinto o engajamento pleno e sincero, tenho a mais nítida certeza de que o plano começa como vencedor."

Apesar de agradecer a presença de Fernando Henrique, Dilma não deixou de se referir a Lula, sem citar o nome do ex-presidente, ao afirmar que foi graças ao governo de seu antecessor que 40 milhões de pessoas saíram da miséria.

Anfitrião, o governador paulista Geraldo Alckmin elogiou Dilma por ter buscado a união entre os governadores de partidos diferentes e classificou o evento como "um momento de avanço no Brasil".

"Ultrapassamos o período de disputas para unir esforços pelos que mais precisam do Brasil. Isso se deve em grande parte, presidenta Dilma, ao seu patriotismo, generosidade e espírito conciliador."

Depois de os governadores Cabral e Casagrande exaltarem a redução da pobreza na gestão do ex-presidente Lula, Alckmin fez questão de marcar posição e destacar que os programas de combate à miséria foram iniciados com o tucano Fernando Henrique.

"Foi a estabilidade da economia que permitiu que o governo e a sociedade começassem a se organizar para atender os que mais sofrem. Atingida a estabilidade, sob o governo Fernando Henrique Cardoso, começamos esse processo, como Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, depois veio o programa Auxílio Gás."

No clima de distensão política que marcou o encontro, o governador paulista destacou a medida do presidente Lula de unificar os programas criados por Fernando Henrique sob a bandeira única do Bolsa Família, classificada pelo tucano como decisão "inteligente".

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário