> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Centro de prevenção a desastres dá primeiro passo

sábado, 20 de agosto de 2011

BRASIL:Centro de prevenção a desastres dá primeiro passo

Há mais de dois anos o Ministério da Integração Nacional (MI) tentava viabilizar a construção do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), mas somente agora, ao que parece, o projeto vai andar. Foi assinado o termo de cessão de espaço junto ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Com isso, abandona-se a ideia da instalação ser dentro do próprio ministério, que era considerável inviável pela própria cúpula da pasta.
Durante a espera para implantação do Cenad, cerca de R$ 2,6 milhões em orçamento foram acumulados. Segundo o ministério, nenhum centavo era liberado para o projeto devido as dificuldades relacionadas ao terreno que iria abrigar o departamento em Brasília. Com este problema de estrutura resolvido, a pretensão é que até dezembro o centro adequado para as atividades.
O Censipam possui área construída de 600m² (foto), já composta com equipamentos da Defesa Civil. O Cenad vai ocupar apenas pequena parte deste espaço. O rateio das despesas com energia água manutenção, segurança, entre outros, será feita de forma proporcional. O objetivo é que as ações dos dois centros sejam geridas de maneira complementar. 
O papel do Cenad é acompanhar e monitorar as ocorrências de desastres naturais no país. Todavia, desde 2005, estas atividades acontecem nas dependências do Ministério da Integração, quase sem estrutura física. A falta de espaço adequado impede que as atividades de coordenação da rede nacional de informações para a prevenção e o atendimento de desastres sejam satisfatórias. Mais em http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=620

Nenhum comentário:

Postar um comentário