> TABOCAS NOTICIAS : 18 de agosto - Dia Nacional do Campo Limpo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

18 de agosto - Dia Nacional do Campo Limpo

0.6528713412681442
A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário nacional representa um reconhecimento à importância desta data dedicada à mobilização dos envolvidos no programa de logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas pela conscientização ambiental na agricultura.
A cada ano cresce o envolvimento da comunidade com o Dia Nacional do Campo Limpo: em 2010, 140 mil pessoas de 98 municípios compartilharam a importância da preservação do campo limpo por meio da difusão de práticas responsáveis como a destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. 2010 também foi o primeiro ano de implantação do projeto de educação ambiental Ciclo de Vida das Embalagens, alinhado aos parâmetros curriculares nacionais e adotado por mais de 1.000 escolas.

História

O Dia Nacional do Campo Limpo foi idealizado pelo inpEV em 2005 como forma de mobilizar, em uma única data, todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas: agricultores, distribuidores, cooperativas, poder público e indústria produtora, com a finalidade de levar à sociedade as informações sobre essa iniciativa de sucesso.
2010
Projeto Educacional com o tema Ciclo de Vida das Embalagens é lançado e traz conteúdos sobre a produção e o descarte de materiais de uso doméstico. Alinhado com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), o material tem o objetivo de contribuir com conteúdo para as aulas dos alunos 4º a 7º ano do ensino fundamental. Em seu primeiro ano de implantação já envolveu mais de 70 mil alunos de 1.022 escolas em 160 municípios. O número de pessoas envolvidas com as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo chegou a 139.616 de 23 Estados.
2009
A Ecoplástica Triex 20L recebeu o Prêmio Embalagem Marca – Grandes Cases de Embalagens, com o produto Shadow 480 SL, da Consagro Agroquímica, concedido anualmente pela revista Embalagem Marca que avalia os cases inscritos sob a ótica dos benefícios que trazem à indústria usuária como redução de materiais, redução de custos, inovação, valor agregado, design e impacto ambiental.
2008
O projeto de Lei para a inclusão do Dia Nacional do Campo Limpo no calendário oficial brasileiro de comemorações foi sancionado pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Esse foi o primeiro ano de comemorações com a data oficialmente inserida no calendário nacional.
2007
Terceiro ano de comemorações e recorde de público atingido: mais de 76 mil pessoas de 21 Estados.
2006
38.253 pessoas atingidas com as comemorações em 18 Estados brasileiros. O Dia Nacional do Campo Limpo virou um projeto de lei de autoria do Senador Jonas Pinheiro para que a data fosse incluída no calendário oficial brasileiro de datas comemorativas.
2005
Primeira comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo. 11.300 pessoas de 15 Estados foram atingidas pelas comemorações. De http://www.dianacionaldocampolimpo.org.br/inicial.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário