> TABOCAS NOTICIAS : TELEGRAFIA NO BRASIL - 11 DE MAIO - HISTÓRIA DA TELEGRAFIA

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TELEGRAFIA NO BRASIL - 11 DE MAIO - HISTÓRIA DA TELEGRAFIA

 O Telégrafo
Samuel Finley Breese Morse (Massachusetts, Estados Unidos, 27/04/1791 - Nova York, 02/04/1872), foi o inventor da telegrafia.
Samuel Morse estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.

Em 1843, Morse obteve recursos financeiros para sua invenção, através do Congresso norte-americano. Em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)



Tendo sido muito utilizada pelas corporações militares, a telegrafia, após a Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o SSB Single Side Band, atualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código morse ainda continua sendo usado em NDB que são uma espécie de rádio-farol utilizado na navegação aérea e marítima.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/telegrafia-no-brasil-11-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário