> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Seminário apontou soluções para a Atenção Básica

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ITABUNA-BA:Seminário apontou soluções para a Atenção Básica

No último dia do Seminário Macrorregião Sul da Bahia, realizado na noite da última quinta-feira (5), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a Atenção Básica de Itabuna continuou sendo o foco das discussões entre profissionais da saúde no município. Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, o encontro foi extremamente positivo já que foram lançadas propostas eficientes para solucionar os problemas enfrentados pela população no âmbito local, mas que refletem uma realidade nacional.
Durante o evento foram realizadas palestras com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), que destacou os novos paradigmas e desafios da Atenção Básica. Já em outra mesa de discussões, os profissionais da saúde levantaram o debate sobre os problemas que envolvem a eficiência da Atenção Básica.
Pensando em solucioná-los, grupos de trabalho elaboraram uma Carta de Compromisso referenciando algumas estratégicas na esfera municipal e nacional. “A Carta de Compromisso será encaminhada ao Ministério da Saúde, e aos outros órgãos do Estado da Bahia para que sejam tomadas algumas posições, porque na verdade, o problema da Atenção Básica não é exclusividade de Itabuna, mas nacional”, apontou a diretora da Atenção Básica no município, Alessandra Lopes.

Avaliação
De acordo com o secretário Geraldo Magela, a cidade de Itabuna sai na frente no trabalho de reestruturação da Atenção Básica, identificando problemas e apontando soluções. “A ideia está fundamentada em apostar na vontade dos profissionais de Itabuna, em mudar a história da Atenção Básica do município e região, tendo sempre o apoio do Governo do Estado e Federal”, frisou.
Magela disse ainda que o objetivo é fazer uma construção coletiva de uma nova realidade da Atenção Básica em Itabuna. “Por conta disso, foram estabelecidas reuniões trimestrais para avaliar a implementação das propostas do Seminário, com o apoio inclusive do Ministério da Saúde, da Sesab e do Cosems, numa demonstração clara de que todos estão interessados nessa experiência em Itabuna”, finaliza o secretário.Texto e reportagem: Viviane Cabral Foto: Vinícius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário