> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Exposição de Walter Moreira terá lançamento de ‘Cidade em tela’

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ITABUNA-BA:Exposição de Walter Moreira terá lançamento de ‘Cidade em tela’

CYRO DE MATOS,Presidente da FICC
O livro “A Cidade em tela: Itabuna e Walter Moreira”, da professora Lurdes Bertol e Elisabete Moreira, será lançado no próximo dia 25, a partir das 19 horas, na Biblioteca Plínio de Almeida no Espaço Cultural Josué Brandão em Itabuna, numa promoção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
Publicado em 2010 pela Editurs/Uesc, o livro é resultado de um projeto de pesquisa da professora Lurdes Bertol, vinculado ao Núcleo do Laboratório de Ensino em História e Geografia e tem como uma de suas linhas de ação a produção de trabalhos sobre temas regionais.
A elaboração do livro teve importante participação de Elisabete Moreira, filha de Walter Moreira, sem a qual seria impossível o acesso ao acervo do artista, composto por telas, desenhos, documentos, fotos, escritos. Elizabete acompanhou todo o trabalho de campo a fim de registrar com fidelidade os espaços atuais correspondentes às cenas pintadas pelo pai.
O presidente da Ficc, Cyro de Mattos disse que o acervo é vasto e contribui para que se possa compreender a vida e a obra do artista grapiúna que realmente viveu a cidade e, expressivamente, a reproduziu em telas. Ele destaca que Walter Moreira, como cidadão grapiúna, representou, principalmente em telas, seu lugar de acordo com sua percepção, com imagens que ficaram registradas em sua memória.Texto: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário