> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Creas programa atividade para o dia nacional de combate exploração sexual

terça-feira, 17 de maio de 2011

ITABUNA-BA:Creas programa atividade para o dia nacional de combate exploração sexual

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18 de maio) será marcado em Itabuna com uma programação bem diversificada. O evento será aberto a partir das 7 horas, com uma panfletagem educativa.
O trabalho coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ligado à Secretaria Municipal de Assistência será desenvolvido na rodovia Itabuna/Itajuipe  nos postos de combustíveis Nego Veio, Atalaia e Flexa e na unidade da Policia Rodoviária Federal.
Uma caminhada também está programada para as 15 horas, com a concentração no Jardim do Ó. O coordenador do Creas, Edson Brás Nascimento, ressaltou a importância de comemorar a data de um evento desse porte em Itabuna, que registrou, entre 2006 e 2010, 127 casos de abuso sexual e 48 de exploração sexual.
Mas os números, segundo ele, não refletem a realidade porque mais de 95% das classes média e alta tem vergonha de admitir o abuso sexual. “O medo de se expor e de perder status na sociedade faz com que as famílias de maior renda escondam o crime em casa”.
A maior parte das agressões é praticada por padrastos das crianças, seguido por pais, tios e avós. Ainda segundo o coordenador, embora os meninos também sofram com o problema, as meninas são as principais vitimas, chegando a 85% dos casos.
Edson informou que a Bahia é o terceiro estado com maior numero de denuncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, perdendo apenas para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.  Os dados foram divulgados pelo Programa Nacional de Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual da secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. Texto: Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário