> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Resgate da tradição com “São João nos Bairros”

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ITABUNA-BA: Resgate da tradição com “São João nos Bairros”

O clima aconchegante do forró, num espaço onde caiba toda a família, para dançar, comer canjica e beber licor. Esse é o clima do projeto São João nos Bairros, iniciado no último domingo (8), no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, numa realização conjunta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e a TV Santa Cruz.
Segundo o secretário Carlos Leahy, a iniciativa se repetirá durante quatro finais de semana, ou seja, até o dia 28 de maio terá forró à vontade nos quatro cantos da cidade. “Esse projeto é um resgate do São João, uma alternativa de lazer para as famílias dos bairros palcos da festa e também da vizinhança”, analisa ele.
Leahy esclarece, ainda, sobre as responsabilidades da prefeitura e da TV nessa parceria. O governo encarrega-se, por exemplo, da limpeza do local onde ocorrerá a festa, ação a cargo da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), assim como da instalação de gambiarras, e da ordenação do trânsito, atividade pela qual se responsabiliza a Settran (Secretaria de Transporte e Trânsito).
O trabalho de zelar pelo patrimônio público dos bairros onde vai rolar o forró fica sob o comando da Guarda Municipal, que conta com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, caso algum incidente aconteça. Ele evidencia, ainda, o papel do presidente das Associações de Moradores de Itabuna (AMI), Juscelino Nunes, mais conhecido como Pára-quedas, que auxiliou no chamamento da comunidade para se engajar nesse projeto. “Tomamos todas as providências para que o São João nos Bairros seja uma festa de família”, garante o secretário.
Quanto ao papel da TV Santa Cruz, ela está responsável, por exemplo, pela contratação das bandas que animarão a festa e pela organização das barracas, para que se instale uma verdadeira quermesse nos bairros. A televisão também fechou parcerias com empresas que asseguram a prestação de serviços vários durante o evento.
Programação
No próximo sábado, o forró terá como palco a lateral da igreja do bairro Ferradas. A festa será comandada pelas bandas Amor a Mais e Danado de Bom. Mas a programação também inclui apresentação do bloco junino Caipiras do Forró, Casamento na roça com o grupo de teatro Mensageiros da Arte e Apresentação de Quadrilha.
Para os demais finais de semana, aos domingos, está previsto que o “São João nos Bairros” aconteça no Califórnia e no Mangabinha. Quem é forrozeiro, portanto, aguarde e saberá quais as atrações dos próximos atos desse grande espetáculo junino. E viva o resgate da tradição!Texto: Celina Santos Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário