> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Notificações de dengue tem redução de 76%

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ITABUNA-BA: Notificações de dengue tem redução de 76%

Até a 14ª semana epidemiológica de 2011, foram notificados no município de Itabuna 113 casos de dengue. Esse número corresponde a uma redução de 75,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 470 casos. Os números, segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, evidenciam a eficiência do trabalho de prevenção e os resultados da parceria entre governo e a comunidade.
“A população, vale frisar, vem respondendo ao esforço permanente de mobilização contra o aedes aegipty”, destaca o diretor. Pelo relatório, a taxa de incidência no município é 55,2 casos para cada 100.000 habitantes, variando entre os bairros em função do índice de infestação predial do agente transmissor. Vale ressaltar que atenção especial deve ser dada ao bairro Jardim Primavera, que permanece com a maior taxa de incidência, dentre todos (54,02 por 10.000 habitantes), seguido pelo São Judas (17,63), Parque Boa Vista (12,53), Santa Catarina (11,84), Maria Pinheiro (11,69), São Lourenço (11,24) e Nova Ferradas (11,12 por dez mil habitantes).

Sem óbitos

De acordo com Florentino, um fato que deve ser observado é que em 2011 foi notificado apenas um caso suspeito de dengue tipo grave (hemorrágica e com complicação), porém sem registro de óbito entre a população residente em Itabuna. O caso notificado ocorreu na semana passada e diz respeito a uma criança do bairro Vila Anália, que está sob cuidados médicos no Hospital Manoel Novaes e teve material coletado para análise no Laboratório Central (Lacen) do Estado. Outro aspecto importante é que até o momento não foi identificado um novo tipo de vírus circulante no município.
Nas 14 semanas epidemiológicas de 2011, ocorreram dez hospitalizações na cidade pela doença e foram enviadas 109 notificações para realização de bloqueio de transmissão da dengue, com o suporte de equipamentos de aplicação a Ultra Baixo Volume (UBV). Exatamente 79,6% dos casos de suspeita de dengue foram atendidos em Unidades de Atenção Secundária e Terciária.Texto : Kleber Torres   Fotos : Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário