> TABOCAS NOTICIAS : Editais de 15 concursos federais oferecem mais de 4 mil vagas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Editais de 15 concursos federais oferecem mais de 4 mil vagas

Mesmo com o corte no orçamento de R$ 50 bilhões que afetou os concursos federais, a quantidade de vagas oferecidas estimula quem deseja ingressar na carreira pública.
Estão disponíveis 15 processos seletivos públicos nacionais com oferta de 4.016 vagas para cargos de níveis médio e superior nas mais diversas áreas de formação: medicina, administração, economia, comunicação, engenharia, entre outras.

Metade das vagas são para formação de cadastro de reserva e oferecidas pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). São 2.007 oportunidades para profissionais com nível superior completo.

Candidatos com formação em nível médio ou técnico podem conquistar a estabilidade do funcionalismo público via aprovação no processo seletivo da Transpetro, subsidiária da Petróleo Brasileiro. São disponibilizadas 869 vagas para cargos de auxiliar de saúde, cozinheiro, entre outras. A remuneração chega a R$ 4.688,84.

O momento é ainda favorável para quem deseja ingressar nas Forças Armadas: Marinha e Aeronáutica oferecem quase mil cargos. As inscrições para o concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha foram prorrogadas até o dia 13 de maio. Já o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) tem oito vagas para professor temporário.

Vantagens

Independentemente do cargo ou órgão almejado, o candidato que deseja conquistar um cargo público em uma instituição federal precisa estar muito bem preparado. A concorrência é grande e o número de etapas para garantir a aprovação também costuma ser maior do que o exigido em processos regionais.

“As vantagens superam as desvantagens. Apesar de o número de inscritos ser alto e, consequentemente, a concorrência ser muito maior do que a enfrentada em seleções estaduais e municipais, os salários costumam ser bem maiores”, explica a professora e especialista em concursos públicos Lucélia Maria Nogueira.

Concursos nacionais

Dataprev - Formação de cadastro de reserva de 2007 profissionais. Inscrições até 06/06. (www.quadrix.org.br)

Transpetro - 206 vagas e formação de cadastro de reserva para ensino médio e superior. Inscrições até 22/05. 869 vagas para ensino médio e técnico. (www.transpetro.com.br).

Forças armadas - São vários concursos, com oferta de 926 vagas. Acesse: (www.fab.mil.br) e (www.ensino.mar.mil.br)

INES - 8 vagas para professor temporário. Inscrições: 16/05 a 02/06. (www.ines.gov.br).Informações do Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário