> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Dilma vai honrar compromisso de Lula

segunda-feira, 9 de maio de 2011

BRASIL:Dilma vai honrar compromisso de Lula

A presidenta Dilma Rousseff encerra no próxim dia 23, em Montevidéu (Uruguai), o ciclo de viagens aos países do Mercosul. No domingo (15), ela segue para Assunção, no Paraguai, onde pretende anunciar o o novo valor que o Brasil vai pagar pelo excedente da energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. O Paraguai usa apenas 5% da energia a que tem direito. O excedente é comprado exclusivamente pelo Brasil. O valor a ser pago ao governo paraguaio passará de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões.
Em Asssunção, Dilma também participará das comemorações do Bicentenário da Independência do Paraguai. Na solenidade estarão presentes vários presidentes da América do Sul e do Caribe e a expectativa é que Dilma se reúna com alguns deles, disse o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
As visitas aos países do Mercosul fecham o ciclo considerado prioritário por Dilma que, quando tomou posse, avisou que a América do Sul ocuparia lugar de destaque na política externa, assim como a questão dos direitos humanos e o combate à pobreza.
No caso do Paraguai, a presidenta resolveu intensificar a campanha para cumprir a promessa, feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de reajustar o valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela cessão de energia da hidrelétrica binacional. A previsão é que o projeto de decreto legislativo que aumenta o valor seja votado amanhã (10) à tarde pelo Senado.
Porém, a proposta divide as opiniões dos senadores. Os governistas defendem que o Brasil necessita de energia excedente da hidrelétrica e que a população não será penalizada com o reajuste, pois os valores não serão repassados aos consumidores. Mas a oposição levanta dúvidas sobre os argumentos do governo.De http://noticias.bol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário