> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:52,1% dos homens brasileiros estão acima do peso

domingo, 15 de maio de 2011

BRASIL:52,1% dos homens brasileiros estão acima do peso


FOTO ILUSTRATIVA

Uma pesquisa realizada pela VIGITEL (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) constatou que 52,1% dos homens brasileiro estão acima do peso considerado ideal. Entre as mulheres, a proporção é de 44,3%. No ano de 2006 a mesma pesquisa apontou excesso de peso em 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, o Brasil ganhou 11 milhões de pessoas com excesso de peso. A obesidade já é considerada uma epidemia no país.

De acordo com a pesquisa, 48,1% da população brasileira estão acima do peso e 15% são obesos. Há cinco anos a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. "O Brasil sempre foi um país reconhecido pelo trabalho de erradicação da fome, da luta pela desnutrição, mas agora temos que focar na obesidade ou, caso contrário, alcançaremos números alarmantes, como apresentados nos EUA, num curto período", diz o cirurgião especialista em obesidade Roberto Rizzi.

Obesidade x coração

Estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular da Universidade de Glasgow, na Inglaterra, revelou que a obesidade nos homens aumenta em 75% o risco de ataque cardíaco, independente de terem ou não outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

O estudo acompanhou durante 15 anos 6.082 pacientes do sexo masculino que foram diagnosticados com colesterol alto, mas que não tinham histórico de doença cardíaca ou diabetes.

Durante o período do estudo, os pesquisadores observaram 214 mortes causadas por doenças cardíacas e 1.027 pacientes que sofreram ataque cardíaco e/ou acidentes vasculares que não resultaram em morte. De http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário