> TABOCAS NOTICIAS : BARRA DO ROCHA-BA: "O FUTURO COMEÇA NO PAU-DE-ARARA"

segunda-feira, 9 de maio de 2011

BARRA DO ROCHA-BA: "O FUTURO COMEÇA NO PAU-DE-ARARA"



Foto: Luiz Tito/Agência A TARDE
Em Barra do Rocha, alunos da rede pública de ensino viajam por estradas esburacadas em caminhões que são conhecidos como pau de arara. Além do desrespeito à legislação de trânsito, a prática põe em risco a vida dos estudantes.

Para Adailton Souza, um dos cinco motoristas que transportam alunos da zona rural para a sede – ele leva os estudantes, até as margens da BR-330, onde é feito o transbordo para um ônibus escolar – o risco de acidentes é evidente. Mas Souza aposta em sua experiência.

“Transporto há 12 anos alunos da zona rural em estradas precárias e perigosas, mas procuro andar devagar e  atento” disse. Atualmente, ele faz a linha do distrito 180, em Ubatã, transportando 22 alunos. “Viajo nessas estradas em que vários ônibus já atolaram e não há linhas. Há  locais em que carros pequenos não entram nem no sonho”, relata o motorista.

Segundo o secretário de Educação, Antônio Luiz Sinfrônio, a zona rural do município é extensa, com estradas ruins e buracos e que não permitem a chegada de ônibus a vários locais, principalmente quando chove.

“Temos consciência que não é correto e do perigo que representa o uso do carro pau de arara, porém, é a única alternativa que temos para evitar a evasão escolar. Esse problema não é uma particularidade nossa e sim de todo o Brasil. Graças a Deus, nunca ocorreram acidentes em nosso município”, justificou Sinfrônio.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Juarez da Silva Santos, há um projeto de melhoria das estradas que cortam a zona rural do município. “Já houve a licitação e estamos esperando apenas o tempo melhorar para darmos início aos trabalhos”, disse Santos. De A Tarde Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário