> TABOCAS NOTICIAS : 21 de Maio - Dia Nacional da Cachaça

sábado, 21 de maio de 2011

21 de Maio - Dia Nacional da Cachaça

blogdebuteco.blogspot.com
Pinga, branquinha, caninha, água-que-passarinho-não-bebe, abrideira, engasga-gato. Em cada região do país, um apelido diferente. Mas a “cachaça” é o nome oficial da exclusiva aguardente de cana produzida no Brasil.

Além do nome, a cachaça brasileira tem dia oficial, instituído pelo então governador de Minas Gerais Itamar Franco. A data, 21 de Maio, foi escolhida pois se refere ao início da safra de cana-de-açúcar no estado mineiro.

Para conhecer melhor o processo de produção de Cachaça Artesanal, o “Show do Timóteo” dessa semana visitou o Alambique “Rainha da Praia”, inaugurado em 1961, na cidade de Cabreúva.

A cachaça de Alambique é a bebida com graduação de 38% a 54% v/v, à temperatura de 20ºC obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, em alambique de cobre, sem adição de açúcar, corante ou outro ingrediente qualquer, correspondente à fração denominada coração, que vem a ser a parte destilada de mais ou menos 80% do volume total, que fica entre as frações "cabeça" e "cauda" ou "água fraca".

A cachaça artesanal ganhou reconhecimento por sua qualidade e pureza, maiores que as encontradas em grandes marcas da bebida industrializada.

Segundo a proprietária do Alambique, Maria Helena Sachi, “a cachaça é a preferência nacional, tanto pura quanto para fazer outros drinks”.De http://www.itu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário