> TABOCAS NOTICIAS : 20 - DE MAIO

sexta-feira, 20 de maio de 2011

20 - DE MAIO

CIDADE DE PALMAS - ANIVERSÁRIO - 20 DE MAIO

.
Palmas tem apenas 14 anos de vida, mas muita coisa para mostrar. Criada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, sediando os órgãos administrativos.

Alguns dados

Em 14 anos de existência, Palmas tem 137.355 habitantes, sendo 134.179 na área urbana e 3.176 na área rural. A população masculina é composta por 68.735 pessoas e a feminina de 68.620 pessoas.

Total de habitantes com mais de 10 anos de idade (106.325), 94,1% são alfabetizados.

Palmas tem 93% dos domicílios ligados à rede geral e apenas 6,6% com poços ou nascentes.

Total de 35.047 domicílios, 94,1% tem banheiro ou sanitário, contra 5,8% que não dispõem.

Coleta de lixo: 92,8% dos domicílios realizam a coleta, e apenas 7,1% dão outro destino aos dejetos que produzem.

Cidade planejada***Localizada no centro de Tocantins, Palmas começou a ser construída em 1989 após o lançamento da pedra fundamental no dia 20 de maio do mesmo ano.

O território de Palmas é formado pelo desmembramento de parte dos municípios Porto Nacional e Taquarassu do Porto. E seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada na barra do rio Palma com o rio Paraná, em 1809.

Tounou-se capital de Tocantins em 1 de janeiro de 1990. Desde a criação do estado, em 1988, até então, Miracema de Tocantins era a capital provisória.

Cidade Verde***De acordo com a Sociedade Brasileira de Arborização, Palmas é uma das cidades mais arborizadas do país e produz 1 milhão e 500 mil mudas de plantas ornamentais por ano, plantadas em canteiros, jardins e parques. Para preservar o verde característico do município, a prefeitura dispõe de um serviço de transporte das plantas em idade adulta do seu habitat para ruas e avenidas. Essa iniciativa resulta num ganho de até dois anos em termos de arborização, proporcionando um clima ameno.De http://www.portalescolar.net/  

DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES - 20 DE MAIO

Comemoramos em 20 de maio, o Dia do Comissário de Menores ou da Infância e da Juventude, para atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Comissariado da Infância e Juventude presta um serviço essencial de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, cabendo-lhe a fiscalização das normas de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, contidas na legislação e Portarias do Juízo, sendo composto por Comissários efetivos e voluntários.

A função de Comissário da Infância e Juventude é de vital importância na sociedade, e por ser uma atividade na qual se lida com situações delicadas, deve o comissário agir com sabedoria, integridade e amor.

O Dia do Comissário de Menores foi criado pelo projeto apresentado pela Deputada do Estado de são Paulo, Edir Sales, em razão do relevante serviço prestado à sociedade, sendo que no dia 20 de maio, já ocorria a confraternização por parte dos comissários.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-comissario-de-menores-20-de-maio.html  

20 de Maio Dia do Pedagogo

 
Ser Pedagogo...
Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos. Leia  mais em http://rosi-educao.blogspot.com/2009/05/20-de-maio-dia-do-pedagogo.html  
 

20 de Maio, “Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”.

Conforme a RESOLUÇÃO COFEN Nº 294/2004, o Dia 20 de Maio foi escolhido para celebrar o “Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”.
Os profissionais Técnicos em Enfermagem com exercício regulamentado por lei, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do Enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.Parabéns a estes profissionais, que diariamente proporcionam qualidade de vida ao ser humano. 
20 de maio, Dia Nacional do Medicamento Genérico 
No dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Medicamento Genérico.O objetivo é conscientizar e esclarecer a população brasileira sobre os benefícios dos medicamentos genéricos, é notável crescimento dos genéricos no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário