> TABOCAS NOTICIAS : 18 - DE MAIO

quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 - DE MAIO

DIA DO MUSEU - 18 DE MAIO

Ao contrário do que muitos pensam, quando entramos em um museu, não estamos entrando em um espaço de coisa velha e mofo. Estamos, isto sim, adentrando em uma verdadeira máquina do tempo, a nos proporcionar uma viagem pelos séculos de um mundo e de uma humanidade, que sequer sonhávamos existir, porque sequer existíamos. Se não fossem os museus, jamais teríamos a oportunidade de ver, por exemplo, o compasso geométrico de Galileu Galilei, conservado, nos dias atuais, no Castello Sforzesco, em Milão.

A contribuição dos museus

Como contribuição única na preservação da história, os museus, através dos anos, guardam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência.

No caso das cidades ou locais preservados como patrimônio histórico e cultural, a própria arquitetura utilizada nas construções de moradias adquire, com o peso do tempo, uma dimensão de arte a ser preservada. E também cultuada.

Não fosse o trabalho de exposição, imagine os seres dos quais jamais poderíamos tomar conhecimento, em museus de história natural, dos esqueletos de animais pré-históricos... Sem dúvida uma fascinante viagem no tempo é o que os museus, em geral, costumam nos proporcionar.

Isto porque tudo o que pode ser visto nos museus representa, na verdade, as riquezas naturais e culturais do mundo. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-museu-18-de-maio.html    

DIA DO VIDRACEIRO - 18 DE MAIO

A data do surgimento do vidro há milhares de anos, confunde-se com a história da humanidade, suas conquistas nas diversas áreas, expansões territoriais e culturais.

Segundo historiadores, sabia-se, de 3 a 4 mil anos atrás que, através da fundição de elementos naturais em altas temperaturas chegava-se a novos materiais até então desconhecidos, como o ferro e o bronze já bastante utilizados. Em busca de novos resultados pesquisas eram realizadas. Indícios nos levam a crer que na região da Mesopotâmia, entre os Rios Tigre e Eufrates, alcançaram um resultado brilhante, opaco e rígido, com características bem diferentes dos metais, lembrando mais um pedra preciosa. Eram os primeiros passos para que com esta pasta vítrea, séculos e séculos depois, se chegasse ao vidro como é hoje conhecido.
As matérias fundidas então eram a sílica em forma de areia e quantidade preponderante.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-vidraceiro-18-de-maio-vidro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário