> TABOCAS NOTICIAS : 17 de maio é Dia de Combate à Hipertensão

terça-feira, 17 de maio de 2011

17 de maio é Dia de Combate à Hipertensão

anutricionista.com
O diagnóstico da hipertensão é feito a partir da medida da pressão arterial e deve ser realizada em toda avaliação de saúde, por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais de saúde devidamente capacitados.

Isso é fundamental não apenas para o diagnóstico, mas também para o acompanhamento do tratamento da pressão arterial.

Segundo a Diretriz Brasileira, o indivíduo é considerado hipertenso quando o valor for igual ou superior a 140/90 mmHg.

Dia 17 de maio, é Dia Mundial da Hipertensão, estabelecido pela Liga Mundial de Hipertensão, sendo mais uma data para reforçar a necessidade de orientação e conscientização da população para este importante fator de risco cardiovascular.

No entanto, a medição da pressão em consultório, mesmo realizada com técnica apropriada, pode superestimar a pressão do paciente, o que é conhecida como hipertensão do avental branco, da mesma maneira que ela pode subestimar os valores, ou apresentar a hipertensão mascarada.

“Nunca pensamos que a presença do médico fosse capaz de elevar tanto a pressão arterial das pessoas. Em algumas pessoas, existe a elevação da pressão, ou a pressão do avental branco. Temos ainda a situação oposta, que é a hipertensão mascarada, quando dentro do consultório a pressão dele é normal e fora do consultório a pressão é elevada, sendo ainda mais grave”, comenta Décio Mion, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.Leia mais em http://www.rac.com.br/noticias/brasil/83983/2011/05/16/17-de-maio-e-dia-de-combate-a-hipertensao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário