> TABOCAS NOTICIAS : 17 de Maio: Dia Internacional Contra a Homofobia

terça-feira, 17 de maio de 2011

17 de Maio: Dia Internacional Contra a Homofobia

Bruxelas, 15 de Maio de 2011©www.flickr.com/esdanitoff
Bruxelas, 15 de Maio de 2011©www.flickr.com/esdanitoff
"Deplorável, porque tem por objectivo denegrir as pessoas e privá-las dos seus direitos com base na orientação sexual", referiu o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, a propósito da discriminação de que continuam a ser alvo as lésbicas, os homossexuais, os bissexuais e os transexuais, durante a inauguração de uma exposição realizada no Parlamento Europeu entre 9 e 12 de Maio.
As lésbicas, os homossexuais, os bissexuais e os transexuais tiveram de percorrer um tortuoso caminho até conseguirem estabelecer os seus direitos na sociedade em que vivem, mas em muitos países continuam a ser alvo de discriminações diversas, coimas, detenções e, em alguns países, continuam a poder ser executados com base na sua orientação sexual.

Ao abrigo dos Tratados e da Carta dos Direitos Fundamentais, a União Europeia tem a obrigação de acabar com a homofobia, relembrou Buzek durante o seu discurso de abertura da sessão plenária de Maio, em Estrasburgo.

17 de Maio de 1990
Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde classificou a homossexualidade como uma desordem mental. Esta noção só foi eliminada no dia 17 de Maio de 1990, com a declaração pela Assembleia-Geral da OMS que confirmava que "a homossexualidade não é uma doença, nem uma perturbação, nem uma perversão".Leia mais em http://www.europarl.europa.eu/pt/headlines/content/20110513STO19333/html/17-de-Maio-Dia-Internacional-Contra-a-Homofobia

Nenhum comentário:

Postar um comentário