> TABOCAS NOTICIAS : Petrobrás é a 8ª maior companhia do mundo

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Petrobrás é a 8ª maior companhia do mundo

A Petrobrás é a oitava maior companhia de capital aberto do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela Forbes. A revista americana de negócios mantém algumas das listas mais consultadas na área econômica, como é o caso da dos homens mais ricos do mundo. A petrolífera brasileira é também a primeira empresa latino-americana a aparecer entre as 10 maiores.
Na versão 2011 do levantamento, a Petrobrás subiu dez posições acima de sua colocação em 2010, quando apareceu em 18.º lugar. A estatal brasileira aparece como detentora do quinto maior lucro e do quinto maior valor de mercado.
A Petrobrás divide a oitava posição com a Berkshire Hathaway, o fundo de investimentos liderado pelo bilionário americano Warren Buffet. A empresa subiu na lista depois de ter registrado crescimento de dois dígitos nas quatro categorias avaliadas: receita, lucros, ativos e valor de mercado.
As dez primeiras posições do ranking da Forbes são divididas praticamente entre grandes instituições financeiras e companhias petrolíferas.
Quem lidera o ranking é o banco americano JPMorgan Chase, seguido pelo britânico HSBC Holdings. Em terceiro lugar surge a gigante multinacional de serviços e de tecnologia, General Electric, a única indústria no bloco da frente.
As três posições seguintes são ocupadas por petrolíferas: a inglesa ExxonMobil, a holandesa Shell e a chinesa PetroChina, respectivamente.
A sétima posição volta às instituições financeiras e pertence ao Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, em inglês). Depois aparece o Berkshire Hathaway e a Petrobrás, para então surgir a décima posição que ficou com o banco americano Citigroup.
A empresa brasileira com a melhor posição no ranking depois da Petrobrás é o Bradesco, que ocupa a 46.ª posição, abaixo da alemã Siemens e acima da badalada americana Apple.
As outras duas brasileiras a ocupar posição entre as cem maiores são o Banco do Brasil, em 51.º lugar, seguido pela mineradora Vale, que está no 53.º.
O Brasil lidera o ranking com o maior número de empresas entre os países latino-americanos. Ao todo foram listadas duas mil companhias de 62 países.
O Brasil tem 37 empresas no ranking da Forbes, seguido do México (18), Chile (9), Colômbia (6), Venezuela (4), Peru (2) e Panamá, com apenas uma. De http://www.jt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário