> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Milhares saem às ruas em protesto pedindo reformas no Marrocos

domingo, 24 de abril de 2011

MUNDO:Milhares saem às ruas em protesto pedindo reformas no Marrocos

No terceiro dia de grandes manifestações no Marracos desde fevereiro, quando levantes no mundo árabe ganharam força, cerca de 10 mil pessoas sairam às ruas de Casablanca, a maior cidade do país, pedindo reformas e o fim de prisões políticas. Também houve marchas na capital, Rabat, denunciando a corrupção, os casos de tortura e o desemprego, muito alto entre jovens.
Não havia sinais de confronto nas manifestações. Tentando evitar um desfecho semelhante ao das revoltas na Tunísia e no Egito - onde os ex-ditadores Ben Ali e Mubarak deixaram o poder -, autoridades já anunciaram mudanças com objetivo de conter a pressão para que o poder do rei Mohammed seja reduzido.
O Marrocos é uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito, mas a Constituição permite que o rei dissolva o legislativo, imponha estado de emergência e tenha peso decisivo nas questões do governo.
Mohammed anunciou alterações constitucionais no mês passado, abdicando de alguns poderes e tornando o judiciário independente, mas os manifestantes querem mais.
Eles também questionam os interesses econômicos da monarquia, que é proprietária da empresa SNI. Outra demanda é a libertação de prisioneiros políticos. Ao menos 92 deles foram soltos no mês passado.Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário