> TABOCAS NOTICIAS : DESCOBRIMENTO DO BRASIL - 22 DE ABRIL DE 1500 - AS CARAVELAS

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DESCOBRIMENTO DO BRASIL - 22 DE ABRIL DE 1500 - AS CARAVELAS

Pedro Álvares Cabral
Nascido em 1467 (ou 1468) em Belmonte, Pedro Álvares Cabral era filho de Fernão Cabral, e de D. Isabel de Gouveia, casado com uma das mulheres mais ricas de Portugal, D. Isabel de Castro. Os documentos mostram Pedro Álvares Cabral como homem de vigor e finura. A carta de Caminha retrata-o dinâmico, agindo entretanto, com precaução.

Portugal tornou-se o país mais arrojado e ativo da Europa, pela ousadia de abrir as fronteiras marítimas graças aos conhecimentos náuticos portugueses. Lisboa possuía inúmeros aventureiros, cavaleiros, navegantes, astrônomos e especialistas no astrolábio e no quadrante.

Com dez naus e três caravelas, a esquadra liderada por Cabral era a maior e a mais extraordinária que Portugal jamais enviara para navegar o Atlântico. Partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500. Cabral dirigia 1500 homens entre marujos, soldados, grumetes, degredados, pilotos, escrivãos e capitãos de sangue nobre. Levava na expedição: canhões, pólvora e espadas afiadas.Leia a matéria completa em http://portalescola.blogspot.com/2011/02/22-de-abril-descobrimento-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário