> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Servidores do judiciário paralisam atividades dos Fóruns e Comarcas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

BRASIL:Servidores do judiciário paralisam atividades dos Fóruns e Comarcas

Os trabalhadores do Judiciário Nacional vão cruzar os braços no próximo dia 13 de abril. A decisão foi tomada no último Conselho de Representantes Sindicais da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário dos Estados (Fenajud), em Porto Alegre.A paralisação dos servidores pretende chamar a atenção dos tribunais de justiça para as reinvidicações dos trabalhadores do Poder Judiciário, entre elas, a cobrança pela apreciação da PEC 190/07.
A Proposta de Emenda à Constituição 190/07 tem o objetivo de estabelecer a criação do Estatuto dos Servidores do Judiciário, o que irá unificar o plano de cargos e salários do Judiciário.
No Dia de Paralisação Nacional estão previstas manifestações em frente aos tribunais e fóruns nos estados, desligamento dos computadores, distribuição de panfletos aos jurisdicionados e encontro com deputados da base.
Em Brasília, estão previstas atividades nos gabinetes dos deputados e nas galerias do Plenário da Câmara. A Fenajud convida todos os trabalhadores a participarem das manifestações.
Servidores do Judiciário Estadual em todos o Brasil querem mudanças já. Depois da reforma constitucional da Emenda 45, da qual emergiu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um conjunto de acontecimentos apontam para novas, profundas e significativas mudanças no judiciário brasileiro.

As modificações propostas pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) estão relacionadas, principalmente, a novidades nas práticas de gestão, planejamento estratégico, e incorporação de novas tecnologias, conduzidos para uma reestruturação produtiva do judiciário de moldes privados.
Dentre outros assuntos, os servidores do Judiciário pedem avanços na democracia, autonomia dos Tribunais, pareria do CNJ e a aprovação da PEC 190/2007, que unifica o Plano de Cargos e Salários no Judiciário.
Para reunir todas as reivindicações em um só lugar, a Fenajud criou a Carta de Porto Alegre, documento redigido durante a II reunição do Conselho de Representantes Sindicais da Entidade, em novembro de 2010. Entre outros assuntos, a Carta aponta que a influência de organismos externos ao judiciário como a Fundação Getúlio Vargas ou o Banco Mundial, não tem servido para aumentar a confiança da população no judiciário brasileiro, nem em seus membros. “A adoção de instrumentos de gestão e novas tecnologias não tem significado, na percepção da sociedade, mais e melhor justiça”, diz a carta.De http://eticaparapaz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário