> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:LITERATURA>>"Ulisses Guimarães – o "senhor Diretas"

quinta-feira, 14 de abril de 2011

BRASIL:LITERATURA>>"Ulisses Guimarães – o "senhor Diretas"

Filho de Ataliba Silveira Guimarães e Amélia Correa Fontes, Ulisses Silveira Guimarães nasceu no dia 06 de outubro de 1916 em Itaqueri da Serra, distrito do município de Itirapina, interior do estado de São Paulo.

Ulisses Guimarães teve uma vida acadêmica ativa, chegou a ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1940 formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). A carreira política começou em 1947, quando se elegeu deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Nos anos seguintes, seu envolvimento de oposição à ditadura militar aumentou cada vez mais, sendo eleito deputado federal por 11 mandatos consecutivos (1950-1992).

Em 1965, com a implantação do bipartidarismo, Ulisses Guimarães filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Após seis anos, assumiu a presidência do partido, além de ser deputado federal pelo mesmo. Nessa época, devido o Ato Institucional número 5 (AI-5), a repressão contra os parlamentares aumentou, e o MDB (partido de oposição) contava com apenas sete senadores e 87 deputados.

Como maneira de protestar contra a eleição indireta promovida pela ditadura, em 1973 Ulisses apresentou-se como anticandidato à presidência da República. No ano seguinte se reelegeu deputado federal. Com o retorno do pluripartidarismo em 1979, o MDB tornou-se o Partido Democrático Brasileiro (PMDB). Como presidente nacional do partido, Ulisses tomou a frente da campanha para as eleições diretas, conhecida como “Diretas Já”. Com a eleição direta para governador em 1982, cresceu a mobilização pela escolha direta para presidente da República.

Por causa das pressões do governo militar, em 1984, na votação do Congresso, a emenda constitucional Dante de Oliveira foi derrotada. Mesmo diante da aparente derrota, o “senhor Diretas” articulou a vitória do oposicionista Tancredo Neves, que morreu antes de assumir a presidência. No seu lugar, assumiu o vice. Em 1987, Ulisses Guimarães iniciou a Assembleia Constituinte, a qual presidiu, formada por membros do Congresso Nacional. Finalmente, no dia 05 de outubro de 1988, a Assembleia promulgou a nova Constituição Brasileira, que garantiu as eleições diretas.

No ano seguinte, Ulisses Guimarães lançou sua candidatura para presidente da República, no entanto teve apenas 04% dos votos válidos. No dia 12 de outubro de 1992, o helicóptero que transportava Ulisses, a esposa e amigos do casal caiu no litoral do Rio de Janeiro, região de Angra dos Reis. O corpo do político nunca foi encontrado, todavia a sua morte foi oficialmente reconhecida.Fonte: http://www.carlosferreirajf.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário