> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Famílias endividadas caem de 53% para 48%

sábado, 30 de abril de 2011

BRASIL:Famílias endividadas caem de 53% para 48%

A porcentagem de famílias endividadas na Grande de São Paulo caiu para 48,3% em abril, ante 52,8% em março, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). De acordo com a entidade, a queda no endividamento é resultado da confiança do consumidor e do aumento dos postos de trabalho.
A pesquisa classifica como endividada a família que tem dívidas a pagar — e não as que possuem contas em atraso. Cobranças regulares, como as de água, luz e telefone, não são consideradas.
O cálculo leva em conta apenas dívidas extraordinárias, como as de carnês e as de financiamentos de automóveis. No levantamento, foram ouvidas 2,2 mil famílias.
Em número absolutos, a Grande São Paulo soma 1,73 milhão de famílias endividas em abril — 160 mil menos que em março. Do total, 34,9% afirmam que estão comprometidos com dívidas por mais de um ano, 20,3% com compromissos de três a seis meses e 23,7% por dívidas de menos de três meses. Entre os casos mais sérios, 15,7% comprometeram mais de 50% da renda familiar.
O principal meio utilizado para adquirir essas dívidas continua sendo o cartão de crédito: 70,4% das famílias endividadas têm algum débito devido às compras pagas dessa maneira. A participação dos carnês ficou em 20,1% em abril. A terceira forma mais comum de endividamento é o crédito pessoal, com 11,5%.De http://www.jt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário