> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Exército ocupa ruas de Teresina após casos de dengue crescerem 500%

segunda-feira, 18 de abril de 2011

BRASIL:Exército ocupa ruas de Teresina após casos de dengue crescerem 500%

Com o aumento em 500% dos casos de dengue e a entrada do vírus tipo 4, a Prefeitura de Teresina, no Piauí, convocou o Exército para ajudar no combate a doença.  Nesta segunda-feira (18), 100 homens das Forças Armadas ocuparam as ruas do bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte da cidade, local de maior incidência na capital piauiense.
Já foram notificados 1.252 casos da doença até o último sábado. No mesmo período do ano passado foram registrados 235 casos. Em Teresina, há um caso confirmado de dengue hemorrágica e nenhum óbito. Segundo a prefeitura, 95% dos focos da dengue estão dentro das residências.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, afirma que os bairros com maiores incidências da dengue são da zona Norte e Centro. “Já fizemos mutirões, intensificamos a campanha, mas o número continua crescendo. A presença do Exército vai intimidar os moradores que teimam em não contribuir”, disse.
O comandante do 25º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Humberto da Silva Marques, informou que os soldados passaram de casa em casa  orientando os moradores. "Nossa missão é conscientizar a população para eliminar os criadouros do mosquito”, disse.
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, assinou convênio com os Correios para a distribuição de mais de 100 mil folderes alertando sobre a doença.
"Estamos dando as mãos, Prefeitura e as instituições, para um trabalho de integração. Estamos pedindo apoio do Exército, devido o baixo contingente dos agentes comunitários para atuarem nas áreas”, afirmou o prefeito.
No Piauí, mais de 3.400 casos notificados da doença e é um dos Estados com risco de epidemia da dengue.De  UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário