> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Doméstica registrada custa só 12% a mais

segunda-feira, 25 de abril de 2011

BRASIL:Doméstica registrada custa só 12% a mais

Ter uma empregada doméstica com carteira assinada é só 12,3% mais caro que mantê-la na informalidade, informa o Instituto Doméstica Legal. Para registrá-la, o patrão deve pagar R$ 673,99, em vez de apenas R$ 600 (salário mínimo em São Paulo).
O último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, diz que trabalham no Brasil 7,2 milhões de empregadas domésticas. Desse total, 27,62% (1.9 milhões) têm carteira assinada. “E o porcentual de registradas cresce a cada ano”, diz Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal. De 2008 para 2009, por exemplo, o volume das formais cresceu 0,85%.
Avelino pontua uma série de benefícios que o empregador tem caso formaliza a doméstica. “Para começar, você se isenta de problemas com a Justiça”, diz. Ele comenta que existe uma série de advogados que promovem ações trabalhistas deste tipo gratuitamente para as empregadas. “Eles cobram 20% ou 30% de honorários sobre o valor da ação”, salienta. E, o valor da ação, segundo Avelino, é sempre superestimado porque terminará em acordo, o que reduz o valor da indenização.
Para fazer o registro da empregada é preciso procurar um escritório de contabilidade ou o próprio Instituto Doméstica Legal.De http://blogs.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário