> TABOCAS NOTICIAS : 12 de abril - Dia Mundial da Aviação e Cosmonáutica

terça-feira, 12 de abril de 2011

12 de abril - Dia Mundial da Aviação e Cosmonáutica

Dia Mundial da Aviação e Cosmonáutica
Antes precisamos saber que o termo “astronâutica” foi proposto em 1927, por analogia com “aeronáutica”, pelo escritor francês Joseph Genri Rosny, conhecido como Rosny Ainé (1856-1940), que esteve durante muitos anos envolvido com o movimento astronáutico francês.
Ficou definido por ele que: “A astronáutica é a ciência que tem por objetivo dar ao homem a possibilidade de evadir-se da Terra e, desse modo, poder viajar a sua vontade por todo o espaço celeste”.
Em 1928, o barão austríaco, Guido von Pirguet, sugeriu o termo “cosmonáutica”, que foi adotado por alguns países, em especial na ex-União Soviética. Durante muito tempo, especialmente durante a guerra fria entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, a imprensa intenacional empregava o termo “astronautas” para se referir aos tripulantes das espaçonaves americanas e “cosmonautas” para os tripulantes das espaçonaves soviéticas.
Foi no dia 12 de Abril de 1961 que a nave soviética ‘Vostok’, levando a bordo Yuri Gagarin, deixou a Terra e durante 108 minutos passeou pelo quase desconhecido.
Nessa altura já tinham sido dados os primeiros passos na investigação espacial, com o lançamento, no final de 1957, de dois satélites soviéticos, um deles com a cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir para o Espaço. Todavia, ainda nenhum homem havia lá estado e Yuri Gagarin deveria dar respostas as perguntas, tais como se o Homem podia viver, trabalhar e orientar-se no Espaço e manejar os sistemas das naves espaciais.
O seu voo iniciou uma nova era na conquista do Espaço, por isso 12 de Abril atingiu importância internacional, tornando-se o Dia Internacional da Aviação e Cosmonáutica.
A disputa entre os EUA e União Soviética (URSS) pela conquista do Espaço foi o grande impulso para a exploração espacial e resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos.
Acabada a Guerra Fria, que opunha essas duas grandes potências mundiais, e na continuidade das operações Mir e Skylab e do planeado Columbus europeu, nasceu, em 1998, a Estação Espacial Internacional (ISS), atualmente ainda em construção, que representa a permanência humana no Espaço e, sobretudo, a cooperação internacional desejada na conquista espacial sem desperdício inútil de esforços e de dinheiro.De http://www.nacachaca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário