> TABOCAS NOTICIAS : CELEBRIDADE: Corpo de Alencar é cremado em Minas Gerais; 5.000 pessoas passaram por velório

quinta-feira, 31 de março de 2011

CELEBRIDADE: Corpo de Alencar é cremado em Minas Gerais; 5.000 pessoas passaram por velório

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar deixou por volta de 13h45 o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, em Belo Horizonte, onde foi velado durante a manhã. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 5.000 passaram pelo local para dar um último adeus ao político mineiro. O cortejo agora seguiu para o Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o corpo será cremado, conforme desejo de Alencar. 
A cerimônia será restrita a familiares e amigos. Antes de entrar no local, houve mais uma sessão de honrarias militares.
O caixão com o corpo de Alencar chegou ao Palácio da Liberdade em um cortejo realizado em um histórico carro do Corpo de Bombeiros, que atravessou a cidade e passou por importantes avenidas. Muitas pessoas prestaram as últimas homenagens ao ex-vice-presidente, com aplausos e acenos.
No Palácio, ele recebeu honrarias militares. Primeiro, houve uma cerimônia reservada, com autoridades e familiares, e na sequência, o velório foi aberto ao público. 
Participaram das últimas homenagens a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve Alencar como vice por oito anos. Além do governador Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, ex-ministros e ministros nascidos no Estado e os senadores Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) participaram da cerimônia.

Brasília - BH

O corpo do ex-vice-presidente deixou o Palácio do Planalto por volta de 6h30 desta quinta-feira (31), e seguiu até a Base Aérea de Brasília, de onde embarcou por volta das 7h47 rumo a Belo Horizonte.
Chegou ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, capital mineira, por volta das 9h15 desta quinta-feira (31). O transporte de Brasília, onde Alencar foi velado ontem (30) com honrarias, até Belo Horizonte foi realizado em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
Um outro avião com os familiares de José Alencar e autoridades pousou na Pampulha pouco antes das 9h. Eles foram recepcionados pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e outras autoridades do Estado.
Na quarta-feira (30), duas missas de corpo presente foram celebradas e mais de 8.000 pessoas passaram pela capital federal, de desconhecidos a familiares e amigos, para prestar as últimas homenagens a Alencar. Foi o primeiro velório no Palácio do Planalto desde a morte de Tancredo Neves (1910-1985). 
O corpo de Alencar foi velado com honras de chefe de Estado --durante as viagens de Lula ele governou por mais de 500 dias e assinou mais de 2.000 decretos presidenciais. A concessão foi feita por Dilma, que antecipou retorno da viagem a Portugal, onde teve reuniões bilaterais e onde Lula recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.De UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário