> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:São Paulo é a capital onde menos morrem jovens

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BRASIL:São Paulo é a capital onde menos morrem jovens

A taxa de homicídios entre os jovens (15 a 24 anos) caiu 81% na cidade de São Paulo entre 1998 e 2008, fazendo com que a capital paulista se tornasse, proporcionalmente, onde morrem menos pessoas nessa faixa etária no País. No Estado a queda foi de 62,4% considerando a população em geral e de 68% entre os jovens. Na capital, considerando a população em geral a queda foi de 76%.
Os dados estão no Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil divulgados ontem. O estudo preparado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz mostra que tanto o Estado como a capital estão hoje nos últimos lugares do ranking nacional de homicídios e mortes por acidentes de trânsito. De 5º lugar entre as 27 unidades da federação, passou para 25º. Entre as capitais, São Paulo passou do 4º para o 26º; entre os jovens, uma evolução ainda maior: do 6º lugar em 1998, para a 27ª posição em 2008.
A queda na violência também envolveu a região metropolitana da capital. Os 39 municípios do entorno de São Paulo tiveram a maior queda conjunta nos homicídios em geral (68,8%) e entre jovens (73%) e hoje nenhuma delas está na lista das 100 cidades mais violentas do País. Do Estado, apenas Caraguatatuba aparece no ranking, em 44º lugar.
As causas para o sucesso na contenção do crime, de acordo com pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, são uma soma de fatores: recuperação do aparato repressivo, depuração das polícias, ganhos tecnológicos nas investigações, melhoria dos sistemas de informação, mas também uma mobilização da sociedade que começou no final da década de 90.De http://blogs.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário